segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Setcepar quer mais incentivo à renovação da frota



Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o número de caminhões no Brasil soma 1,7 milhão de unidades, sendo 53,2% de empresas e 46% de autônomos, e possui uma idade média de 12 anos. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), Gilberto Cantú, este dado mostra a importância da renovação da frota de caminhões no Brasil. “Segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), calcula-se que um caminhão  de dez anos equivale à poluição de, no mínimo, 20 caminhões. Por isso, precisamos de mais incentivos para a renovação”, explica.

Cantú destaca que, atualmente, os veículos que saem da fábrica trazem tecnologias de emissões limpas, exigidas a partir do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), bem como do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Mas, lembra que, apesar da necessidade desta troca de veículos pesados, é preciso ter em mente que eles são muitos caros e nem todos os transportadores, principalmente os autônomos, podem arcar com este alto custo.

“Temos o programa federal Procaminhoneiro, por exemplo, mas ele é burocrático demais e, por isso, ainda não atraiu motoristas autônomos em quantidade suficiente para mudar o panorama da velha frota brasileira”, fala. E continua: “Precisamos de políticas públicas efetivas que coloquem em prática a entrada de um novo caminhão nas estradas e a retirada de um antigo, o que irá gerar diversos benefícios ao meio ambiente e ao transportador. Já estamos no caminho, mas é preciso mais”*, finaliza.


Fonte: Paran@Shop

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