terça-feira, 27 de agosto de 2013

INMETRO cria serviço que torna todo brasileiro um agente de trânsito


Pela primeira vez qualquer brasileiro pode contribuir com a fiscalização do transporte rodoviário, identificando vans, ônibus,caminhões que estão com o cronotacógrafo, a chamada Caixa Preta dessesveículos, sem o devido selo de certificação do Inmetro.
O órgãodisponibiliza no seu site informações sobre esse equipamento, queregistra velocidade praticada, tempo de direção e distânciapercorrida. Na página criada pelo INMETRO é possível , qualquerpessoa, pesquisar pela placa do veículo, se ele está regularizado ounão. Basta clicar pesquisar em: http://cronotacografo.inmetro.rs.gov.br/
O popular tacógrafo é na realidade, aos olhos do leigo, o velocímetro,com a diferença que oferece muito mais informações, essenciais para asegurança.. A fiscalização está prevista na Resolução 406/2012 doContran que estabelece a responsabilidade do agente de trânsito:“Art. 3º A fiscalização das condições de funcionamento doregistrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, nosveículos em que seu uso é obrigatório, será exercida pelos órgãos ouentidades de trânsito com circunscrição sobre a via onde o veículoestiver transitando.
§ 1º Na ação de fiscalização de que trataeste artigo o agente deverá verificar e inspecionar:V – seo registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo estáaprovado na verificação metrológica realizada pelo Instituto Nacionalde Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO ou entidadecredenciada.§ 3º A comprovação da verificação metrológicade que trata o inciso V do § 1º poderá ser feita por meio de sítio doINMETRO na rede mundial de computadores ou por meio da via original oucópia autenticada do certificado de verificação metrológica. (NR)”O veículo fiscalizado que estiver sem a documentação ecertificação do tacógrafo está passível de multa de pelo menos R$100,00 do Inmetro podendo chegar a milhares de reais, além de multaprevista no Código de Trânsito Brasileiro com valor estimado de R$270,00 e perda de cinco pontos na carteira, além da retenção doveículo.
EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO E TESTE NA ESTRADA
O tacógrafo é um equipamento obrigatório para veículos com capacidadesuperior a 10 ocupantes e com peso bruto superior a 4.536 kg.Para testar como anda a situação, o SOS Estradas realizou umapesquisa, que contou com a colaboração dos usuários doEstradas.com.br, em que foram digitadas as placas de 1.000 veículosque estavam circulando nas rodovias e principais vias de nove estados:Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Goiás, Distrito Federal,Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.Dos 1.000 veículos apenas 440, portanto, 44% estão completamenteregulares. O que demonstra que as autoridades tem sido pouco atuantesna fiscalização, apesar do Inmetro oferecer um mecanismo tão útil e defácil acesso.
A fiscalização do cronotacógrafo é fundamental para a segurança, pois permite ao motorista certeza da velocidade emque está dirigindo, as autoridades a velocidade praticada pelo mesmo. Bem como a jornada de trabalho do motorista, que agora foiregulamentada pelo chamada Lei 12.619/12, que estabelece limite de tempo de direção contínua e determina descanso obrigatório dosmotoristas profissionais.
Além disso, em caso de acidente, o cronotacógrafo registra informações preciosas para que a perícia possaapurar com mais segurança o que de fato gerou o acidente.
Do ponto de vista do consumidor as informações que o INMETRO disponibiliza Na pesquisa por placas online, são fundamentais.Por exemplo, uma empresa que vai utilizar uma transportadora para levar seus produtos pode identificar de imediato a situação docronotacógrafo do veículo. Caso esteja irregular, poderá ser retido pela fiscalização, prejudicando a entrega, além de revelar negligênciada transportadora.
No caso de transporte de passageiros, o usuário pode saber se a empresa que realiza a viagem cumpre a lei,evitando, no caso de fiscalização, o risco do ônibus ser parado e não poder seguir viagem. A indústria que contrata transporte para seusfuncionários não pode ter atraso da chegada dos mesmos na linha de produção, porque os veículo que transportava seus trabalhadores ficouaprendido na blitz. Por isso, deve checar antes de contratar se a tem todos os veículos regularizados.
Da mesma forma, na contratação de vans escolares os pais podem saber se o proprietário é zeloso e ainda solicitar a verificação da velocidadepraticada nas viagens com as crianças. Nas excursões, checar a placa antes pode ser a diferença entre deixar seu filho ser transportado poruma empresa séria ou não.
A Superintendente do INMETRO no Rio Grande do Sul, Camila H. Koch, que coordena o projeto docronotacógrafo em todo país, respondeu algumas perguntas do Estradas.com.br sobre a importância dessa participação do público:1) De que maneira o cidadão comum pode colaborar com o IINMETRO, já que o órgão disponibilizou esse mecanismo fantástico que permitecolocar uma placa e saber se o veículo está regular?
O cidadão quando for contratar serviço de transportes, como por exemplo vans e ônibus escolares e de turismo, poderá consultar a placa do veículopelo sítio do Inmetro (www.inmetro.rs.gov.br) se o mesmo encontra-se regular, caso contrário poderá entrar em contato com o INMETRO ou seusórgãos delegados. É a sociedade trabalhando junto em uma causa maior, a segurança nas estradas.
2) Como está sendo feita a integração do sistema do INMETRO com os demais órgãos de trânsito e agênciasreguladoras?Existe um projeto, em andamento, de cooperação entre o Inmetro e o Denatran para integração das bases de dados decronotacógrafos e veículos, bem como está sendo criado um sistema de informação de ocorrências de irregularidades constadas durante nossasfiscalizações, para auxiliar ao Denatran no envio das autuações aos veículos irregulares.
3) Há algum caso que mereça destaque?Em dezembro de 2012 foi instituído pelo Presidente do Inmetro, Sr. João Alziro Herz da Jornada, um grupo para realização de trabalhoconjunto – o GAT (Grupo de Ação Transversal), visando à implementação de melhorias e inovações ao Programa de Cadastramento de Oficinas,Postos de Selagem e Credenciamento de Postos de Ensaios, a fim de atender e aprimorar tecnicamente o Programa de Cronotacógrafos em todoo Brasil.


Fonte: Estrada.com

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