sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Depressão: não se atole na lama


Caminhoneiro é forte. Não deixe que os problemas do dia-a-dia te levem a uma estrada sinuosa. a sua cabeça comanda seu corpo.
Afinal de contas, o que podemos chamar de depressão? Diferente do que muitas pessoas dizem, a depressão não é frescura, falta de vergonha na cara, ou defeito de caráter. A depressão é uma doença caracterizada por um conjunto de sintomas que afetam o humor da pessoa no decorrer de um período, causando sofrimentos e impedindo-a de viver o seu dia-a-dia normalmente.
Logo, não podemos dizer que, se uma pessoa está triste é porque está com depressão. Nossa vida é marcada por vários acontecimentos, em que, um dia podemos estar felizes com uma boa notícia, com a compra de alguma coisa deseja, ou ainda com uma conquista. E em outro dia, podemos estar tristes por uma perda, pelo falecimento de alguém, com o recebimento de uma notícia ruim ou por uma grande frustração. Esses sentimentos "ruins" podem durar alguns minutos, horas ou até dias e não serem considerados depressão.
Para saber se uma pessoa está com depressão, é preciso fazer um diagnóstico para identificar uma quantidade de sintomas que caracterizam a doença e há quanto tempo eles se manifestam, e assim, saber o grau de gravidade da depressão.
Alguns dos sintomas da depressão são: a pessoa tem o apetite diminuído; a auto confiança e a auto estima ficam em baixa, ou seja, a pessoa não se valoriza, não valoriza o que faz nem confia em suas próprias atitudes; sente-se culpada e inútil; não consegue dormir direito por ter o sono perturbado; a concentração e a atenção para fazer as coisas ficam reduzidas; tem atos ou ideias de auto lesão, ou seja, de se machucar, até pensamentos de tirar a própria vida; sentir muito cansaço mesmo com atividades com pouco esforço; sentir-se deprimido, com perda de interesse e prazer nas coisas que antes fazia com gosto.
Se você identificou a manifestação de alguns desses sintomas em você ou em um conhecido e percebeu que isso acontece há algum tempo, é importantíssimo procurar uma ajuda médica, para que se tenha um diagnóstico correto e assim, buscar o tratamento adequado.
As formas de tratamento podem ser através do acompanhamento com um psiquiatra, que poderá receitar medicações para possibilitar um equilíbrio químico no corpo, melhorando os sintomas da depressão; e também por tratamento psicológico, no qual a pessoa trabalhará de maneira mais ampla questões da própria vida, das quais está com dificuldades de lidar sozinha, possibilitando assim, uma auto valorização e confiança para lidar com as próprias escolhas e melhora da auto estima, contribuindo para a diminuição dos sintomas e tratamento da depressão.

Foto: Divulgação filme A beira do Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário