terça-feira, 20 de agosto de 2013

O MOTORISTA PRECISA CUIDAR DA SAÚDE


Uma pesquisa feita pelo Sitrovel (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Cascavel) durante o evento Roda Saúde, onde motoristas recebem atendimento e orientações relacionadas à saúde, constatou a maioria dos profissionais motoristas tem algum tipo de problema relacionado à saúde. Dos 107 entrevistados para a pesquisa, 45% sofrem com hipertensão e 30% deles tem problema na coluna.
Luiz Teodoro de Souza tem 60 anos de idade, é motorista desde 1977. Já trabalhou como motorista autônomo, de carreta, bitrem, rodotrem e por último estava trabalhando como motorista de ônibus. Há um ano e meio, Luiz começou a sofrer da coluna, segundo os laudos médicos, ele tem o famoso “bico de papagaio”, hérnia de disco e o nervo cervical secaram.   “Quando eu era jovem, andava de qualquer jeito. Usava drogas para não dormir, principalmente quando puxava carga perecível, como mamão e batatinha. Sentava de qualquer forma no banco e ali ficava horas sem levantar. Só parava para fazer necessidades quando não aguentava mais segurar. Além de sentar com a postura incorreta, os bancos dos veículos mais antigos eram inapropriados para ficar mais que uma hora nele, isso prejudicava ainda mais” relata o motorista.
Recentemente, Luiz ficou um mês sem poder andar, pois o nervo que secou passa pelas pernas, “Agora, com fisioterapia estou conseguindo andar com o apoio de uma bengala”, destaca Luiz.
O Sitrovel alerta “Enquanto a pessoa é nova o corpo aguenta, mas com o passar dos anos o próprio corpo cobra os exageros. Por isso, trabalhamos com a prevenção e oferecemos vários atendimentos médicos para os associados do sindicato. E quando o motorista não pode vir até a entidade, vamos até ele”, afirma Jonas Comissio, diretor do Sitrovel.  
O motorista Luiz sabe que agiu mal na mocidade, “A gente pensa que não haverá consequências, mas realmente colhemos o que plantamos. Se posso deixar uma mensagem, digo aos jovens que cuide de sua saúde em primeiro lugar, depois, seja sindicalizado, porque ninguém luta sozinho”, finaliza. 

Fonte: Sitrovel

Nenhum comentário:

Postar um comentário