De acordo com o
secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a Secretaria
analisa o contexto de escoamento das safras de forma integrada. “Reunimos as
demandas do porto e dos demais órgãos onde atuamos para que possamos trabalhar
de forma conjunta, em parceria com as concessionárias e o transporte
ferroviário. As melhorias que estão sendo feitas no Carga Online são resultado
deste processo”, explica.
A Appa procura
ouvir todos os usuários do sistema para o aprimoramento constante do Carga
Online. “O novo serviço é mais uma garantia para o caminhoneiro, que já
descobriu o quanto é vantajoso não ter que aguardar para descarregar naquelas
intermináveis filas de caminhões”, diz o superintendente dos portos de
Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.
OPERAÇÃO – Para
saber se a carga está cadastrada no sistema, o caminhoneiro precisa mandar uma
mensagem pelo telefone celular (SMS) para o número 28595 com a palavra “Appa” e
o número da placa do caminhão (letras e números). Em poucos minutos, o sistema responderá
se a carga está cadastrada ou não. Outra maneira de conferir o cadastro é pela
internet. No site da Operação Safra (www.operacaosafra.pr.gov.br),
basta inserir a placa do veículo no campo indicado, na página inicial, e
imediatamente averiguar se o caminhão já está cadastrado.
O caminhoneiro
Adão Rodrigues saiu de Marialva, Noroeste do Estado, para descarregar soja, mas
quando chegou ao Pátio de Triagem, o cadastro, que deveria ter sido feito na origem,
não havia sido efetuado. “Estou carregado desde quinta-feira. Cheguei na
sexta-feira e tive que esperar para descarregar só na segunda-feira, quando a
origem cadastrou. Se estivesse tudo certinho, eu teria descarregado já na
sexta-feira”, lamenta.
Além do atraso
para descarregar, que chega a comprometer algum frete de retono, os
caminhoneiros mencionam que não estar cadastrado gera outros transtornos, como
dificuldade de encontrar lugar para permanecer com o caminhão.
Gerson Rosa, de
Bebedouro, interior de São Paulo, não teve esse problema. Carregado de farelo
de soja, antes de chegar ao Pátio de Triagem, ele verificou se o cadastrado
estava certo. “No caminho, passei uma mensagem. Na primeira vez, ainda não
estava cadastrado. Deu tempo de passar o domingo em casa. Hoje (segunda-feira) de manhã, mandei
outra mensagem, já estava cadastrado, desci e vou descarregar daqui a pouco.
Esse sistema facilita muito para nós”, afirma o caminhoneiro.
DIVULGAÇÃO – A
Ecovia e CCR-Rodonorte estão apoiando a Appa na divulgação do novo serviço aos
caminhoneiros, em painéis eletrônicos nas rodovias. O Carga Online é um sistema
eletrônico de agendamento de cargas que só permite o envio de caminhões ao
Porto de Paranaguá, mediante espaço em armazém para receber os produtos e navio
nomeado para receber a mercadoria.
Este
agendamento, intensificado desde o ano passado com a Operação Safra – acabou
com a fila de caminhões que se formava no acesso ao Pátio de Triagem do Porto
de Paranaguá. Desde agosto de 2011, não são registradas filas de caminhões em Paranaguá.
No mês de abril, o Pátio de Triagem recebeu 40,6 mil caminhões, cinco mil a
mais do que o mesmo período do ano passado, sem a formação de filas.
Fonte: Agência
de Notícias do Paraná
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