Os números são assustadores e a solução, mais uma
vez, reside na educação, conscientização e treinamento. A prática do
conhecimento é fator determinante para o sucesso e é com este objetivo que o
Velopark desenvolveu um curso de pilotagem para motoristas de veículos pesados
seja ele, ônibus ou caminhão. De acordo com dados do Daer e da Polícia
Rodoviária Federal, só em 2012 o Rio Grande do Sul registrou 7165 acidentes
envolvendo veículos pesados, em rodovias federais e estaduais. Mais de 90% dos
casos são em decorrência de falhas humanas. Mesmo representando apenas 2,2% da
frota de veículos do estado, são eles os responsáveis pelos acidentes mais
graves. De acordo com o presidente do SETCERGS Sergio Neto, entre os principais
fatores estão a falta de infraestrutura adequada, a alta incidência de caminhõesnas estradas, falta de treinamento e acompanhamento dos motoristas,
principalmente dos autônomos.
Apesar dos
possíveis investimentos ainda existe muito trabalho a ser feito, principalmente
na educação dos motoristas. Atualmente o Rio grande do Sul tem 400.315 mil
motoristas habilitados nas carteiras C, D e E. Entretanto o SEST SENAT do
Estado não sabe mensurar quantos desses motoristas recebem algum outro tipo de
qualificação. Por isso, Neto ressalta a importância do acompanhamento dos
motoristas que começam a trabalhar como profissionais, dirigindo veículos
pesados.
Para algumas
empresas, a preocupação em oferecer treinamentos
inovadores é o segredo para qualificar a equipe e garantir a satisfação do
cliente. Uma das maiores transportadoras do Estado, a Ouro e Prata, dedica
aproximadamente 160 horas para treinamento dos motoristas. O resultado é um
índice de satisfação do cliente e da equipe acima de 97%, e o mais importante,
índice zero de acidentes com vítimas desde 2004.
“Todo novo
motorista precisa de acompanhamento diuturnamente. As empresas efetuam testes e
operações acompanhadas, com vistas a se certificar de que estão aptos ao
desempenho com segurança. Normalmente, quando o motorista atinge essas
categorias ele já possui carteiras AB, dirige e conhece bem as leis de trânsito
e as dificuldades que um motorista profissional tem para estar capacitado no
dia a dia. O ‘estágio’ tem a finalidade de adaptá-lo a uma nova Categoria de
tamanho e pesos diferentes. O que importa é que ele já conhece e sabe dirigir
profissionalmente. Precisa agora conhecer novos desafios.”, afirma o presidente
do SETCERGS.
A Ouro e Prata que
atua no mercado brasileiro há mais de 70 anos conta, no total, com 72 linhas
que atendem o Estado dia e noite e uma linha nacional que parte do RS em
direção ao Pará. Os profissionais que ingressam na empresa passam por cursos de
qualidade no atendimento, direção defensiva, direção econômica e padrões de
postura no trabalho, além de estarem mensalmente envolvidos em reciclagem.
Em 2013, a empresa
de transportes aderiu ao novo curso de direção segura para motoristas
profissionais do Velopark. A proposta é orientar e qualificar a classe sobre a
segurança do condutor e passageiro e testar os limites do veículo em uma
situação de emergência. O módulo também contempla a evolução dos veículos em
tecnologia embarcada e a correta utilização desses recursos.
“Esta é a primeira
edição que realizamos e aborda principalmente situações de emergência em
frenagem e desvios. O Velopark é a opção mais segura em ambiente sem contar na
experiência do Jorge Fleck”, diz Carlos Bernaud, diretor de operações da Ouro e
Prata.
O instrutor do
curso, Jorge Fleck, é o piloto gaúcho que mais acumula títulos nacionais em
diversas categorias e foi bicampeão brasileiro de Fórmula Truck. Mas, a
experiência com caminhões veio do histórico familiar no setor de transportes.
Fleck é filho de caminhoneiro e por muitos anos foi motorista transportador, o
que lhe rendeu o conhecimento necessário para desenvolver a estrutura do curso.
“Os treinamentos
eram basicamente teóricos, realizamos uma rodagem em estradas porém, dentro das
condições apresentadas, aqui estamos simulando outras situações como as
diferenças em pista seca e molhada e desvios de obstáculo em curto espaço de
tempo e com diversidade na pista”, acrescenta Bernaud .
Fonte: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário