terça-feira, 12 de março de 2013

Superintendência do Trabalho no CE confirma feriado no dia 25 de março




Feriado foi criado em 2011 e, pelo primeiro ano, cai em um dia útil.
Data magna do Ceará comemora o fim da escravidão no Ceará.

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE-CE)  informou que vai obedecer ao feriado de 25 de março por se tratar de uma data magna estadual e que o trabalhador terá o direito de repouso neste dia. No dia 25 de março, é comemorado o fim da escravidão no Ceará. A data foi criada em 2011.
A Emenda Constitucional que instituiu o feriado foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro de 2011.

No ano passado, a data caiu em um domingo e passou despercebida, segundo o deputado Lula Morais, autor do projeto. A SRTE-CE também afirmou que será concedida permissão para o trabalho no feriado de 25 de março de atividades constantes citadas no  Decreto n.º 27.048/49.

O mês de março de 2013 terá três feriados em um intervalo de duas semanas. Em 19 de março, é celebrado o Dia de São José, padroeiro estadual, e, no dia 29, a Sexta-Feira da Paixão, data em que os cristãos lembram a morte de Jesus Cristo.

Abolição
O estado do Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884. Um anos antes, no dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município deRedenção, a 55 Km de Fortaleza, libertou os escravos um ano antes da província do Ceará.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário