segunda-feira, 18 de março de 2013

CNTTT PARTICIPA DA REUNIÃO DE CRIAÇÃO DA COMISSÃO ESPECIAL QUE VAI REVISAR A LEI 12.619/2012



 A reunião foi realizada nesta terça-feira (13) e foram escolhidos o presidente e vice-presidente da Comissão.
A Comissão foi criada no mês passado pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, que pediu pressa aos líderes partidários "para indicação dos nomes e composição da mesa diretora da comissão". 
A comissão elegeu para presidente o deputado, Nelson Marquezelli (PTB-SP). Em seu discurso de posse, Marquezelli destacou a importância econômica desse profissional para as exportações e para o abastecimento interno.
O deputado Nelson Marquezelli, que é empresário do agronegócio, defende a diminuição dos horários de descanso determinados pela Lei 12.619/2012. De acordo com ele, a lei atual encarece o valor do frete e prejudica, principalmente, os transportadores autônomos. "Não tenha dúvida de que a Lei 12.619 provocou uma alta no transporte de quase 40% e inviabilizou segmentos produtivos mais longe do porto de Santos. Esqueceram o pequeno transportador, o interior do Brasil. Não conversaram com aqueles que produzem o que é transportado em cima dos caminhões. Ou seja, só pode viajar durante o dia e, a cada quatro horas, tem que parar meia hora. Isso tem um custo. E quem vai pagar esse custo?“
O deputado esquece de citar o trabalhador, este é o que paga o custo tão falado por ele. E paga caro. Com a vida muitas vezes. Esquece também do governo, que arca com as depesas dos acidentes nas rodovias. 
O relator da comissão, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), também parece desconhecer completamente o histórico da Lei. O deputado, da bancada ruralista, afirma que a Lei não foi discutida com os profissionais do setor antes da aprovação. "Faltou ouvir os atores do processo, que são os caminhoneiros, as empresas de transporte rodoviário e também os autônomos. Esses é que sabem onde é que está o problema e como encaminhar a solução. Basta que o Congresso brasileiro ouça quem está no setor, ouvindo os problemas e buscando as soluções. As soluções, nós temos que buscar" 
A Lei foi discutida sim. Com todos os envolvidos, durante inúmeras audiências públicas que foram realizadas para a contrução do texto. Aliás, o texto aprovado é um consenso entre os trabalhadores e empresários. A grande maioria das empresas é a favor da Lei e já cumpre os horários de descanso exigidos. 
A próxima reunião da comissão especial será na quarta (20), às 14h30, para definir o cronograma de trabalho. O colegiado será formado por 27 titulares e 27 suplentes. 
Fonte: Fetropar

Nenhum comentário:

Postar um comentário