Meta é tentar reduzir o congestionamento no local e evitar mais prejuízos
Na tentativa de reduzir os congestionamentos na rodovia Cônego Domenico Rangoni, por conta dos atrasos no escoamento da safra no Porto e Santos, o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) decidiu por colocar duas filas de caminhões na rodovia. Uma delas será para os caminhões que carregam granéis e outra para os de contêineres. Essa medida entra em vigor no próximo fim de semana. Além disso, será montada uma força tarefa para identificar os caminhões que estão chegando. Aqueles que não tiverem agendamento para descarregar ou carregar não serão autorizados a entrar em Guarujá, no litoral de São Paulo.
Para o presidente do CAP, Bechara Abdalla Pestana Neves, apenas essas providências não poderão aliviar o trânsito na rodovia. No caso da margem esquerda, o CAP solicitou da prefeitura de Guarujá estudo imediato de um novo acesso para rua Santos Dumont. Bechara ainda conta que o terminal da Antaq, que não está fazendo o agendamento correto será obrigado a fazê-lo.
Os congestionamentos frequentes estão resultando em problemas financeiros e logísticos para o Porto de Santos. Segundo o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), o prejuízo já chega a R$ 115 milhões somente para os agentes marítimos. Além disso, exportadores, importadores, terminais portuários e a população estão sofrendo com o congestionamento nas estradas.
De forma emergencial, no domingo (24/03), o acostamento da rodovia Cônego Domênico Rangoni será liberado para os caminhões que transportam grãos. "Caminhões identificados como graneleiros para cada um dos respectivos terminais vão ficar no acostamento entre a Vila Áurea e a rua do Adubo. Caminhões e contêineres deverão estar na primeira faixa da direita, mas não podem estar utilizando sob nenhuma hipótese a faixa da esquerda. A ideia é justamente essa, garantir fluidez na rodovia. Depois da Vila Áurea não será permitido o uso do acostamento sob nenhuma hipótese e nem a faixa da esquerda. Carreteiros que estiverem no acostamento parados fora da situação emergência ou urgência serão autuados", explicou o major da Polícia Rodoviária, Magno dos Santos.
Ontem (21/03) foi realizada uma reunião na sede do CAP para discutir os problemas na rodovia Cônego Domênico Rangoni. Uma das saídas apontadas para reduzir os congestionamentos, que chegaram a 27 km, foi a construção de um novo acesso aos terminais pela avenida Santos Dumont. "O único acesso ao Porto de Santos hoje é a rua do Adubo. Todos os acessos estão fechados. Isso dificulta bastante. Foi um dos pontos que nós discutimos nessa reunião. A abertura de mais um acesso, na rua Santos Dumont, é uma das soluções. Isso vai facilitar bastante, vai escoar melhor", garante o gerente de operações da Ecovias, Eduardo di Gregório.
Fonte: Do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário