Você sabia que, de
acordo com a revista Exame, de cada 100 caminhões rodando no estado de São
Paulo, cerca de 46% deles está vazio? Isso equivale a quase 40 milhões de
caminhões vazios circulando por ano. É um gasto operacional da ordem de 7
bilhões de dólares e um desperdício de cerca de 2 bilhões de litros de diesel
por ano.
Além
disso, todos os dias nos deparamos com notícias sobre o caos na logística
brasileira. Em 2013 temos uma supersafra de soja, e as rodovias e
transportadoras não estão preparadas para escoar as 183,3 milhões de toneladas
de grãos esperados para esta safra (IBGE). Há, também, que se considerar o
crescimento do e-commerce no Brasil. Segundo a e-bit, o crescimento de 2012 em
relação à 2011 foi da ordem de 20%, ou seja, um faturamento de R$22,5 bilhões.
Para 2013, é esperado um crescimento de 25% no comércio B2C.
Levando
em consideração os pontos abordados acima, três amigos de faculdade resolveram
criar a CARGOBR (http://cargobr.com):
uma empresa que procura solucionar parte desses problemas logísticos unindo
transportadoras e cargas e levando informação à ambas as partes. Os
embarcadores que acessam o site podem cadastrar suas cargas gratuitamente, e
recebem cotações da gama de transportadoras que fazem parte da base de
dados da empresa. Com a opção de concluir o pedido de coleta online, os
embarcadores ganham em tempo, não sendo mais necessário buscar por
transportadoras que fazem o trecho desejado, nem esperar por cotações via
telefone ou e-mail; e, com a concorrência de preços, conseguir economizar até
30% nos seus fretes. As transportadoras que se cadastrarem terão acesso a um
banco de cargas, sendo possível enviar cotações para as cargas que lhe
interessarem. Com isso, podem diminuir a sua ociosidade e ter acesso a um canal
de vendas extra sem muito custo.
Acessando
a CARGOBR, embarcadores e transportadores têm acesso a um painel de controle
gerencial, onde informações como fretes cadastrados, cotados, enviados ou
aguardando coleta estarão disponíveis. Além disso, informações gerenciais como
ticket-médio de frete, rotas mais utilizadas e quantidades movimentadas também
estarão disponíveis.
A
legislação também terá papel importante no transporte rodoviário no ano de
2013. A lei 12619/12, que regulamenta a jornada de trabalho dos caminhoneiros,
estabelece que o motorista deve descansar 11 horas a cada 24 horas trabalhadas,
além de parar por 30 minutos a cada quatro horas dirigidas. O mercado está
sofrendo com a falta de caminhoneiros autônomos, e essa lei impacta diretamente
na oferta de trabalho, já que mais profissionais terão que ser contratados pra
transportar o mesmo volume de carga atual. No âmbito fiscal, as Secretarias de
Fazenda dos Estados e a Receita Federal do Brasil desenvolveram o conhecimento
de transporte eletrônico (CT-e), documento exclusivamente digital, emitido e
armazenado eletronicamente, que irá substituir o Conhecimento de Transporte
Rodoviário de Cargas (CTR-C). O CT-e tem validade jurídica, e é garantido pela
assinatura digital do emitente. Até o final do ano todas as transportadoras
serão obrigadas a adotar o novo documento. Isso implica numa redução drástica
em sonegação de impostos, o que vai ocasionar um grande problema para as
pequenas empresas que realizam operações “por fora”.
O
cadastro de embarcadores e transportadoras é bastante simples, e caso haja
alguma dificuldade, a equipe CARGOBR está a disposição para ajudar no que for
preciso.
Fonte: Blog do Caminhoneiro
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