quarta-feira, 20 de março de 2013

AND DEFENDE USO DE BAFÔMETROS E PROPÕE CONSULTA POPULAR




A Associação Nacional de Detrans (AND), entidade que representa os Departamentos de Trânsito das 27 unidades da federação, apresentou ao Congresso Nacional, por meio da Frente Parlamentar de Defesa do Trânsito Seguro, da Câmara dos Deputados, a proposta de realização de consulta à população brasileira, na forma de plebiscito, sobre a obrigatoriedade do uso de bafômetro como meio de prova da ingestão de bebidas alcóolicas pelo condutor.
A reação da AND acontece depois que a Procuradoria Geral da República emitiu parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade Número 4.103, que questiona artigos da Lei Federal 11.705 (Lei Seca), especialmente em relação ao uso do bafômetro como materialização de prova de ingestão de bebida alcóolica.
A decisão da AND aconteceu durante reunião extraordinária da entidade, ocorrida na manhã desta terça (12.03), em sua sede em Brasília.
A solicitação da consulta popular foi entregue aos integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, com a qual a diretoria da AND discute justamente o aperfeiçoamento do Código de Trânsito brasileiro (CTB), para o qual existem atualmente mais de 400 propostas de sua alteração, algumas delas que podem desfigurar o sentido da legislação, que é justamente assegurar o direito da coletividade em ter um trânsito seguro. “Queremos participar das discussões destas propostas”, asseverou Sawana Carvalho.
Os deputados presentes à audiência da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro apoiaram a proposta da AND. O presidente da Frente, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), agregou que conversas anteriores sejam feitas com os ministros do Supremo, começando por Luiz Fux, relator da ADIN, para posicioná-los acerca das preocupações da AND, dos Detrans e dos parlamentares.
O deputado Henrique Fontana (PT-RS), vice-presidente da Frente, sugeriu que o mesmo posicionamento seja apresentado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel. “Somos totalmente a favor da consulta popular, mas antes devemos esgotar as possibilidades de nos posicionarmos diante do procurador-geral e dos ministros do Supremo”, acrescentou.
O entendimento da AND de que a garantia do direito individual da presunção da inocência, pelo qual também se baseia a Procuradoria Geral da República (PGR) dentro do princípio de que um cidadão não pode produzir provas contra a si próprio, não pode se sobrepor aos diretos coletivos da sociedade, também foi defendido pelos parlamentares da Frente.
A AND entregou aos deputados da Frente uma Nota de Esclarecimento sobre o posicionamento dos DETRANs de todo o País em relação à questão.
Confira a nota:
Ao Excelentíssimo Senhor Deputado Federal Hugo Leal, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro:
A Associação Nacional dos Detrans (AND), tendo em vista a emissão pela Procuradoria-Geral da República de parecer desfavorável à utilização do bafômetro nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade Número 4.103, interposta pela Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento, junto ao
Supremo Tribunal Federal (STF), que questiona artigos da Lei Federal 11.705 (Lei Seca), vem a público esclarecer seu posicionamento sobre o tema:
1 – A Associação Nacional dos Detrans (AND) considera um equívoco a manifestação da PGR por restringir a utilização de um instrumento importante na fiscalização de trânsito e na retirada dos infratores de circulação, desconsiderando o direito à vida e os anseios da população.
2 – Ademais, as estatísticas demonstram que justamente os dispositivos da Lei Seca questionados pela ADIN reduziram o número de acidentes e sequelados em nosso País, que atingem mais de 40 mil mortes e cerca de 200 mil feridos a cada ano. Com a intensificação da fiscalização de trânsito e ações educativas com o uso do bafômetro constatou-se uma redução substancial da violência trânsito.
3 – Os Departamentos de Trânsito nos estados e Distrito Federal e os demais que compõe o Sistema Nacional de Trânsito, como órgãos de fiscalização, controle e educação, desempenham papel que transcende a simples função de cumprir e fazer cumprir a legislação, colocando-se efetivamente a serviço da proteção da vida, assumindo uma posição de protagonismo em ações que garantam a manutenção dos avanços e conquistas na segurança do trânsito.
4 – Neste sentido a AND propugna ao Congresso Nacional, por meio da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, a realização de uma consulta à população brasileira, na forma de plebiscito ou referendo, buscando o posicionamento definitivo sobre a utilização do etilômetro (bafômetro) como meio de prova da ingestão de bebidas alcoólicas pelo condutor de veículo ao ocupar o espaço público.
5 – Por derradeiro, esta proposição busca trazer este tema de relevância à discussão pública, com a finalidade de que a sociedade, que sofre as consequências das condutas irresponsáveis, possa referendar os dispositivos legais da Lei Seca, bem como a ação dos órgãos de fiscalização, em defesa do direito coletivo em detrimento do direito individual dos infratores, da mudança comportamental e da segurança do trânsito.
Associação Nacional dos Detrans (AND)
Brasília (DF), 12 de março de 2013, em Encontro Nacional Extraordinário.
SAWANA LEITE DE SÁ PAULO CARVALHO – DETRAN/AC
Presidente da AND

MARCOS ELIAS TRAAD DA SILVA – DETRAN/PR
Vice-presidente da AND

LUÍS AUGUSTO SANTOS LÚCIO DE MELO – DETRAN/AL
HORÁCIO MELLO E CUNHA SANTOS – DETRAN/GO
WALTER WANDERLEY DE PAULA PENA – DETRAN/PA
RODRIGO AUGUSTO DE CARVALHO COSTA – DETRAN/PB
JOSÉ ANTÔNIO VASCONCELOS – DETRAN/PI
MANUEL FERREIRA DA SILVA NETO – DETRAN/RN
ALESSANDRO PIRES BARCELLOS – DETRAN/RS
VANDERLEI OLÍVIO ROSSO – DETRAN/SC
DANIEL ANNENBERG – DETRAN/SP
Fonte: Fetropar

Nenhum comentário:

Postar um comentário