A restrição ao tráfego
de caminhões na Marginal do Tietê agravou os congestionamentos e tornou mais
difícil a chegada a São Paulo para quem segue do interior pela Rodovia Castelo
Branco. Com a proibição do trânsito de veículos pesados na via paulistana entre
as 5h e as 9h e das 17h às 22h nos dias da semana, desde março deste ano os
caminhões permanecem na rodovia à espera do horário liberado e seguem em
comboios para a capital.
Os congestionamentos
diários, que antes não se estendiam além do km 28, já chegam ao km 41, perto de
Araçariguama. Motoristas perdem até uma hora para percorrer um trecho de apenas
25 quilômetros de estrada. A restrição vale desde o dia 5 de março para a
Marginal e outras 25 vias da cidade.
Na tentativa de avançar
em direção a São Paulo, os caminhoneiros usam até a faixa da esquerda,
exclusiva para veículos leves. O que muitos não sabem é que a Polícia
Rodoviária Estadual está usando as imagens das câmeras de monitoramento da
concessionária CCR ViaOeste para aplicar multas. Já são autuados mais de 500
veículos por mês.
Na segunda-feira da
semana passada, dia 13, o trânsito na Castelo Branco parava na altura do km 38,
em Santana de Parnaíba. Foram 55 minutos para chegar até o Cebolão, no km 13.
Na quarta-feira, o fim da fila estava no km 41 e foi possível percorrer apenas
oito quilômetros em 30 minutos. O trânsito melhorava um pouco após o km 25.
A CCR ViaOeste está
construindo a quarta faixa na Castelo, no sentido São Paulo, na tentativa de
melhorar o fluxo de veículos, mas o projeto esbarrou na questão ambiental. Na
altura do km 26, em Barueri, seria preciso cortar algumas árvores para o
alargamento da pista e a obra, que vai do km 24 ao 28, pulou esse trecho, que
permanece mais estreito.
Enquanto a quarta faixa
não é concluída, a Viaoeste negocia com a Polícia Rodoviária o uso do
acostamento para o tráfego nos horários de pico.
Para conter os abusos, a
concessionária franqueou à polícia as imagens das câmeras de monitoramento
transmitidas para o Centro de Controle Operacional. Os policiais rodoviários
veem o filme e, quando flagram caminhão ou ônibus na faixa da esquerda,
congelam a imagem e usam a foto para emitir a multa.
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