O Governo do Estado, por meio da Secretaria de
Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), irá lançar o edital de
licitação para escolha da empresa responsável pela obra de duplicação e
ampliação da capacidade viária de mais um trecho da Rodovia Emanuel Pinheiro
(MT-251), a Estrada de Chapada.
De acordo com a publicação no Diário Oficial que
circula nesta quarta-feira (20), a pasta irá promover a obra no trecho de 3,6
km, entre o entroncamento da MT-010 (Trevo da Guia) e a Fundação Bradesco.
A obra já teve que passar por readequações e teve
uma licitação feita em 2012 para execução dos serviços de supervisão,
acompanhamento e controle de pavimentação asfáltica das obras desse trecho. O
processo foi vencido pela Exímia Engenharia e Consultoria.
A nova licitação, para escolha da empresa que irá
efetivamente executar a obra, será realizada no dia 26 de abril, às 14h, na
sala de licitações da Setpu. O edital completo estará disponível aos
interessados a partir da próxima terça-feira (26).
Outras licitações
A duplicação do subtrecho compreendido entre o
trevo que dá acesso ao Lago do Manso (MT-351, logo após o Posto da Polícia
Militar) até a entrada de Chapada dos Guimarães, que soma 44,2 km, ainda não
foi licitado.
O trecho está em fase de avaliação para elaboração
do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), que está sendo elaborado
pela empresa Ecoplan Engenharia Ltda.
Depois da conclusão desse estudo, mais dois editais
deverão ser lançados, para escolha das empresas responsáveis pela elaboração do
projeto de duplicação e para execução da obra de duplicação.
Já o trecho que liga o trevo da Estrada da Guia até
o Trevo do Manso, que compreende 17,5 km, é de responsabilidade da empresa
Cavalca Engenharia, que, em 2009, venceu a segunda licitação realizada pelo
Governo do Estado, no valor de R$ 17,4 milhões.
Como a duplicação não foi finalizada – apenas 13,1
km foram implantados –, o Governo chegou a instalar blocos (conhecidos como
"gelos baianos") de concreto no trecho até à Fundação Bradesco, no
bairro Jardim Vitória, a fim de dividir a pista. Tal ato causou inúmeros
acidentes – alguns fatais.
Após pressão da sociedade e da Assembleia
Legislativa para a retirada dos blocos, o Governo acabou com divisão
improvisada, no final de junho do ano passado.
Na ocasião, o então secretário de Estado de
Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, afirmou ao MidiaNews que o projeto anterior
havia sido cancelado e a empresa precisou fazer alguns reajustes, que foram
pedidos pelo Estado, a fim de adequar a obra às mudanças exigidas.
Isso porque, naquele trecho, “não havia tanta especulação
imobiliária e, por isso, o projeto precisou contemplar instalação de canteiros
e passeios”.
Desde 11 de novembro de 2009, quando a obra foi
iniciada, R$ 15,2 milhões já foram investidos no local.
Anos de espera
A obra de duplicação da rodovia MT-251 foi lançada
em 11 de novembro de 2009, pelo então governador Blairo Maggi (PR).
Com prazo de conclusão fixado em 360 dias, o
contrato assinado com a Geosolo Engenharia (no valor de R$ 34 milhões) foi
suspenso pelo Estado por “falta de verbas”.
Cinco anos após a realização da primeira licitação,
a obra continua sem prazo para ser concluída.
Outro lado
O MidiaNews tentou contato com a Setpu, por meio da
assessoria de imprensa, mas ninguém atendeu às ligações para falar sobre o
estágio da obra.
Fonte: Midia News
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