segunda-feira, 18 de março de 2013

Dia de São José é comemorado em Fortaleza



A passagem do Dia de São José, que transcorre amanhã, será marcada por intensa programação religiosa em Fortaleza. O ponto alto das homenagens ao santo padroeiro do Ceará será a Procissão de São José, com saída da Catedral Metropolitana, a partir das 17h, e retorno ao templo católico, onde acontecerá concelebração solene presidida por dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, arcebispo da Capital, a partir das 18h30.

O ponto alto dos festejos é a tradicional Procissão de São José, que sai da Catedral Foto: Natinho Rodrigues

Antes da Procissão de São José pelas ruas do Centro de Fortaleza, serão celebradas as seguintes missas na Catedral Metropolitana: Missa dos Enfermos, a partir das 8h30; Missa dos Josés, às 10 horas; Missa e Consagração das Crianças e Adolescentes, às 12 horas; e Missa das Famílias, às 16 horas. Em toda a programação, será exaltado o tema motivador "São José, modelo de vida para a juventude!".

No Conjunto Barroso II, no Passaré, a festa de São José tem como tema central "Iluminados pela Palavra de Deus, São José, ajuda-nos a crescer na fé". Os festejos estão em sintonia com o Ano da Fé e o centenário da Arquidiocese de Fortaleza. Amanhã, às 17h, será realizada procissão, seguida da Santa Missa presidida pelo padre Luciano Gonzaga, vigário paroquial.

Após a celebração religiosa no Barroso II, haverá a parte social, com barracas, leilões e show com artistas da terra. A Igreja de São José está localizada na Avenida Pompílio Gomes (Castelo de Castro), 300, no Passaré. Padre Luciano destaca que a participação nos festejos a São José é um momento de crescimento espiritual e agradecimento a Deus pelas bênçãos e graças recebidas pela intercessão de São José.

Homenagens

Na Capela São José, no bairro Itaperi, pertencente à Paróquia Santíssima Trindade, a festa em homenagem ao padroeiro do Ceará começou no dia 9 passado, tendo como tema "São José, modelo de fé, guiai nossa juventude na caminhada com Cristo".

A programação será concluída hoje com a celebração de missa, às 8h, com a presença das pessoas idosas da comunidade. Às 16h30, acontecerá procissão pelas ruas do bairro e, às 18h30, será celebrada a missa de encerramento dos festejos de São José. Padre Ruy comanda a organização e realização dos festejos.

A Paróquia São Pedro, na Barra do Ceará, vem rendendo homenagens a São José desde o último dia 10 deste mês. As atividades se concentraram na Comunidade da Cimpelco.

Neste ano, os devotos refletiram durante o novenário sobre o tema "São José: Juventude, fé e missão rumo à evangelização. No dia do santo padroeiro do Ceará, a programação inclui almoço comunitário, a partir do meio-dia; e procissão de São José, às 17h, seguida de missa solene, leilão e o funcionamento de barracas de comidas e bebidas típicas.

Na Paróquia São José, na Lagoa Redonda, a passagem do Dia de São José será marcada por procissão, com saída, às 17h, da Escola Teresinha Parente, em direção à Igreja Matriz, onde o pároco Leandro Araújo celebrará a Missa de São José, às 19h, seguida de convívio social da comunidade do bairro, incluindo barracas e parque de diversões.

Região metropolitana

O santo padroeiro do Ceará também será reverenciado na Região Metropolitana de Fortaleza. Na Paróquia São José, no município de Maracanaú, a festa de seu padroeiro teve como tema geral "São José, exemplo de Fé" e incluiu alvoradas, celebrações, visitas, confissões e momento social com os partidos azul e vermelho, além de comidas típicas, bingo, rifas e leilões.

Amanhã, às 16h, sairá uma procissão da Igreja Matriz, percorrendo algumas ruas do centro de Maracanaú, terminando com missa solene. Os padres Oliveira e Nonato convidam toda a comunidade para participar do tempo de fé, piedade e alegria.

Já na Paróquia São José de Ribamar, em Aquiraz, as homenagens ao santo padroeiro envolveram procissão, hasteamento da bandeira e missa solene. Nesta terça-feira, a programação é a seguinte: às 9h, missa; e às 17h, procissão, terminando com missa campal.

SAIBA MAIS

O que funciona no feriado

Farmácias / Padarias / Supermercados

Postos de combustíveis / Praça de alimentação e áreas de lazer dos shoppings

Mercado Central (8h às 14h) / Cinemas
O que não funciona

Lojas do Centros, da Av. Monsenhor Tabosa e dos shoppings

Bancos /Escolas
/Universidades /Repartições públicas

Correios /
Plantões

Cagece - 0800.275.0196 / Coelce - 0800.285.0196


Oi – 10331 / Fonte: Diario do Nordeste
Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário