quinta-feira, 25 de julho de 2013

Valorização ambiental marca aniversário da Barra do Ceará


Além da ação realizada nesta quarta-feira, moradores participarão de debate sobre resgate da memória do bairro

Qual a melhor maneira de homenagear um lugar que amamos? Ontem, na véspera do aniversário de 409 anos da Barra do Ceará, comemorado hoje, grupos de voluntários do bairro encontraram uma maneira consciente de celebrar a data: com sacos, vassouras e luvas, eles fizeram uma limpeza na orla da Praia da Barra e no entorno do Rio Ceará.



A ação aconteceu durante a manhã e a tarde e reuniu cerca de 80 jovens, crianças e monitores. A iniciativa foi do Projeto Limpando o Mundo, que visa mobilizar comunidades de Fortaleza e Caucaia para a preservação de ecossistemas marinhos.

Para o educador ambiental Juaci Araújo, a Barra do Ceará passou por diversas transformações e, hoje, está melhor. Entretanto, ele lembra da importância de zelar pelo que foi feito.

Na opinião do educador, as pessoas se preocupam com muitas coisas em relação à Cidade, mas esquecem que o lixo também é um problema que está invadindo Fortaleza. "Jovens e crianças da Barra do Ceará são incentivados a cuidar e a debater esse tema tão importante. São eles os maiores incentivadores", acrescentou Araújo.

Ainda segundo o educador, com a limpeza, é feito um estudo que, futuramente, será útil para um levantamento sobre a situação ambiental da Praia. "Nosso objetivo é manter o ecossistema marinho de Fortaleza cada vez mais limpo e pronto ser utilizado pela população de forma consciente", explicou Araújo.

Também participaram da ação outros grupos com foco na melhoria do ambiente, entre eles, Surfistas Ambientais do Pacheco e Brigada da Natureza.

Comemorações

Amanhã, a programação para homenagear os 409 anos do bairro continuam, com um resgate da memória histórica da Barra. Para isso, um debate público acontece, no Auditório do Serviço Social da Indústria do Ceará (Sesi) da Barra do Ceará, às 9h30, aberto ao público.

A ideia é discutir e incentivar a valorização dos patrimônios históricos do bairro, como o Hidroporto e o Morro de Santiago da Barra do Ceará que, segundo a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza (Secultfor), aguarda posicionamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para ser tombado.

Conforme o pesquisador Adauto Leitão, uma análise concluiu que o Morro de Santiago possui argamassa que aponta estrutura edificante do século XVII. "A Barra do Ceará é muito rica histórica e culturalmente. De uns anos para cá, houve um despertar de Fortaleza em relação ao bairro", acredita o pesquisador. Entretanto, ele garante que o bairro carece de investimento em turismo e educação.

Além do debate público, durante esta semana, a população pode participar do II Festival Marco Zero de Gastronomia, que acontece até o 28 de julho, na Praça Santiago, na Barra do Ceará, em Fortaleza, a partir das 17h.


Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário