quarta-feira, 17 de julho de 2013

Simulador de Financiamento da CNT completa um ano


Há dois anos atuando como autônomo, o caminhoneiro  Luiz Sérgio Gouveia, 46 anos, deseja trocar o caminhão que adquiriu em 1994. “Não precisa ser zero, mas preciso abrir campo para atuar no mercado. Presto serviço para empresas e não é viável continuar rodando com um caminhão antigo. Preciso financiar a troca por um mais novo”, explica o motorista, que trabalha no setor de mudanças.
Para tomar essa decisão – saber qual linha de financiamento é mais adequada ao seu orçamento -, Luiz e outros colegas de profissão podem contar com o auxílio do Simulador de Financiamento de Veículos da Confederação Nacional do Transporte (CNT). A ferramenta, inédita no país, completa um ano de funcionamento nesta terça-feira (16) e já ultrapassou a marca de 50 mil simulações.
Luiz Sérgio é um dos internautas que utilizaram o serviço da CNT. Ele soube do simulador por meio de uma revista especializada em transporte. Após responder se era autônomo ou proprietário de transportadora, informou a renda líquida mensal, o valor do bem a ser financiado e o montante para a entrada. Como resultado, soube detalhadamente as condições de pagamento das principais linhas de financiamento do mercado.

Segundo o caminhoneiro, o simulador é viável porque apresenta, simultaneamente, todas as condições possíveis para a negociação. Entre elas, por exemplo, calcula o valor e o número de parcelas, as taxas de juros a serem pagas, o percentual do comprometimento de renda e o prazo da carência, além do valor total pago pelo bem após o financiamento. “É interessante para saber se a operação cabe no orçamento. Fica mais fácil se planejar”, explica Luiz.
Para as linhas de financiamento ofertadas por BancosComerciais e Bancos de Montadoras, a CNT utiliza uma taxa de juros média, baseada nas taxas de mercado, atualizadas periodicamente. Ainda para esses programas, dados de valor financiável, prazo e carência são definidos por pesquisa de mercado.
Para os programas operados indiretamente pelas instituições financeiras com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – Procaminhoneiro e Programa de Sustentação do Investimento (PSII) – são utilizados os parâmetros oficiais divulgados por este banco em circulares que normatizam as linhas de financiamento.
Veja um exemplo:
Perfil dos usuários
Das 50 mil simulações registradas pela ferramenta da CNT, 40 mil foram realizadas por caminhoneirosautônomos e outras dez mil por empresas de transporte. No caso dos autônomos, a maioria – 25 mil simulações – busca veículos ou implementos usados. A principal linha de financiamento buscada é o Procaminhoneiro.
Em relação às empresas de transporte, a situação se inverte: mais de 60% das simulações são para veículos ou implementos novos. A linha de financiamento mais consultada também é o Procaminhoneiro, o que indica que a maioria das transportadoras é de pequeno porte.
Economia
Aos interessados, o simulador da CNT é uma ferramenta simples e fácil de usar, útil durante a tomada de decisão para a aquisição de veículos. É uma oportunidade para poupar tempo e fazer economia.
- Acesse o simulador

Fonte: Agência CNT de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário