terça-feira, 23 de julho de 2013

Juazeiro do Norte comemora 102 anos de emancipação política


Juazeiro do Norte. Aos 102 anos de emancipação, completados ontem, a cidade de Juazeiro do Norte festejou a data com missa em ação de graças e uma programação voltada para a cultura local e inaugurações.

Ontem pela manhã, após o hasteamento das bandeiras, o padre José Venturelli celebrou missa, com a presença de autoridades locais, e o prefeito da cidade Raimundo Macedo, na Basílica de Nossa Senhora das Dores, um dos marcos de fundação da cidade, desde a pequena capela que espalhou a devoção da santa para todo o Nordeste. Juazeiro tem como um dos seus grandes fundadores o Padre Cícero Romão Batista.

A programação em alusão à semana do município foi iniciada na última quarta-feira. Este ano, a inauguração da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com a posse da reitora Suely Salgueiro Chacon, marcou o aniversário da cidade como uma das grandes conquistas de vários anos de luta. O destaque foi dado durante a posse da reitora, pelo presidente da solenidade, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Jesualdo Farias.

Padre Cícero

No último sábado, dentro da programação, também foi celebrada a tradicional missa dos 79 anos de morte do Padre Cícero, reunindo um público, segundo estimativa da igreja, de mais de 25 mil pessoas na cidade.

Juazeiro comemora os seus 102 anos, num dos melhores momentos do seu desenvolvimento econômico. Ao longo de sua história conquistou títulos oficiais, como o de "Capital da Fé", reconhecido por lei estadual, por ser um dos maiores centros de peregrinação do País e o maior do Nordeste.

A cada ano, a cidade recebe cerca de 2,5 milhões de romeiros, algo que segundo a secretaria de Cultura e Romaria da cidade, é crescente. A cidade começa a se preparar agora para o grande ciclo das romarias, que já se inicia no próximo mês de agosto, com a previsão de participação na romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira do Município, de mais de 400 mil pessoas de todo o Nordeste brasileiro.

"Milagre"

Durante a celebração na Basílica, o padre Venturelli destacou todo o processo de construção e desenvolvimento ao longo anos da cidade e disse que muito ainda há de se fazer por a terra, considerada lugar santo pelos romeiros. O crescimento do turismo e das romarias em Juazeiro do Norte é constante.

Em 1889 nasce um dos momentos mais controversos da religiosidade popular do Brasil. Até hoje o mistério ronda o Juazeiro. O sangramento da hóstia ofertada pelo Padre Cícero na boca da beata Maria de Araújo deu início ao processo das romarias. A notícia correu o Nordeste. O sacerdote querido passa a ser o padre do "milagre". A cidade, o palco da fé. O que mais tarde veio a ser chamado de turismo religioso, ainda não tem uma pesquisa ampla que faça com que se trabalhe diante de dados mais concretos, sobre o que representa o maior centro de romaria do Nordeste brasileiro.

Algumas 
pesquisas tentam demonstrar qual o perfil do romeiro que chega a cidade. Esse visitante, que na prática não gosta de ser chamado de turista, é o principal personagem que toma as ruas de Juazeiro, durante parte do ano, principalmente a partir do segundo semestre. E grande parte da cidade passou a se adequar a uma realidade incomum para a maioria dos municípios brasileiros.

Os monumentos católicos, praças requalificadas, grandes centros de celebração, anfiteatros, museus, templos, as pousadas, ranchos, hospedarias, restaurantes. A cidade, em todo momento, busca uma adequação para atender ao grande número de romeiros e turistas.

Informalidade

Durante as grandes romarias, a informalidade do comércio leva mais de três mil vendedores às ruas. São comerciantes do Cariri de diversas cidades nordestinas, segundo dados da administração municipal. A economia que movimenta uma massa em busca de fé depositada no ´padim´, mas que deixa o lucro que mantém um ciclo anual.

Mas, por trás de todo o processo de transformação, o mentor era mesmo o Padre Cícero, segundo o pesquisador e escritor, Daniel Walker. Foi o sacerdote quem começou, mesmo numa cidade que acabara de nascer e, com poucos recursos, trazer melhorias significativas no momento determinante do nascedouro.

o momento atual de Juazeiro do Norte é de intenso crescimento econômico. O município vem crescendo acima da média do Estado e, entre 2004 e 2008, e tornou-se a terceira economia mais importante do Ceará ultrapassando Caucaia e Sobral, que estão mais próximas da capital.

Desse modo, Juazeiro do Norte, com pouco mais de um século de emancipação, funciona como polo de desenvolvimento para os municípios do sul do Ceará e regiões circunvizinhas, acompanhado por Crato e Barbalha.

Mais informações

Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte
Colina do Horto
Região do Cariri
Telefone: (88) 3511.6006

Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário