segunda-feira, 29 de julho de 2013

Motoristas cobram mais segurança e oportunidades de qualificação



Esta quinta-feita, 25 de julho, é especial para milhões de trabalhadores do setor de transporte no país. É a data em que se comemora o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Por este motivo, os profissionais que trabalham ao volante ou dirigem veículos nas cidades e estradas – caminhoneiros, taxistas ou viajantes, por exemplo – também são homenageados neste dia.
A pedido da Agência CNT de Notícias, o presidente daAssociação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam), Claudinei Pelegrini, avaliou os desafios da profissão na atualidade. Apesar dos avanços conquistados com a publicação da Lei do Motorista, promulgada em maio de 2012, ele destaca que a categoria ainda sofre com a falta de segurança  nas estradas e precisa, com urgência, de mais oportunidades para qualificação.
“A Lei do Motorista foi um divisor de águas, mas ainda precisa ser aperfeiçoada. Uma das principais dificuldades, que prejudicam a segurança, é a construção dos pontos de apoio para descanso, cuja construção foi vetada pelo governo. Não podemos transportar cargas valiosas e parar em lugares ermos, que nem iluminação tem”, explica Pelegrini. Segundo ele, esta é uma preocupação dos 400 mil caminhoneiros autônomos filiados à Abcam.
http://static2.creative-serving.com/1x1.gif
Sobre o quesito qualificação, a preocupação diz respeito ao preenchimento das vagas abertas no mercado de trabalho. De acordo com Pelegrini, existem mais de 100 mil oportunidades de emprego disponíveis aos motoristas, que não são ocupadas pela falta de profissionais capacitados. “As empresas precisam de mais motoristas por causa das super safras agrícolas e pela própria Lei do Caminhoneiro, que exige mais contratações”, afirma.
Segundo Pelegrini, uma das soluções para atrair mais profissionais à área é sensibilizar os jovens e ofrecer cursos preparatórios voltados a este público – aulas sobre transporte de cargas, logística e dicas de como se portar em inspeções aduaneiras e durante a entrega de mercadorias, por exemplo. “Temos que desenvolver esta cultura de transporte nos novos motoristas, de 17 aos 18 anos, se não eles acabam ingressando em outras profissões”, destaca.
Sest Senat
Atento à importância de qualificar os trabalhadores para exercerem a função de motoristas profissionais, o Sest Senat oferece treinamentos a quem deseja conquistar uma vaga de emprego. E não apenas para os jovens. Nesta quinta-feira, por exemplo, o Dia do Motorista é especial para uma turma de 26 alunos dos cursos de formação de motoristas para transporte de cargas e para movimentação de produtos perigosos da unidade de Campo Grande (MS). Eles concluíram as aulas e a maioria já foi contratada por empresas de tranporte da região.
“Os motoristas têm buscado se atualizar cada vez mais. Os caminhões estão mais modernos, com novas tecnologias. A maioria dos alunos que procuram o Sest Senat já são motoristas e querem se qualificar para conquistar uma melhor colocação no mercado de trabalho”, explica Ronilda Resende, coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat de Campo Grande.
Segundo Ronilda, a profissão está mais valorizada porque os próprios empresários encaminham os profissionais para as escolas de formação. Muitos reclamam que faltam pessoas capacitadas para ocupar os cargos. “Eles exigem uma qualificação melhor, para depois contratar. As transportadoras estão apostando e aguardando estes novos profissionais”, conta.
Paixão
Mas além da qualificação, Pelegrini destaca outro fator fundamental a quem deseja trabalhar como motorista profissional: a paixão pelo volante. Ele começou a trabalhar com transporte de cargas na década de 1980, mas conta que tradição começou muitos anos antes. “Meu avô transportava cana no interior de São Paulo. Depois, meu pai começou a puxar laranja. A profissão passou para tios, primos, toda a família”, fala, orgulhoso.
Segundo ele, atualmente, toda a família está envolvida com o transporte rodoviário de cargas. “Está enraizado em nosso DNA. Buscamos sempre prestar assistência a motoristas com problemas de estadia e frete. Queremos que os caminhoneiros de todo o país sejam valorizados como profissionais”, diz o dirigente da Abcam.
Fique de olho
Interessados em conhecer os cursos de qualificação do Sest Senat podem consultar o site da instituição ou entrar em contato pelo 0800 728 2891

Nenhum comentário:

Postar um comentário