quarta-feira, 3 de julho de 2013

“Lei do Caminhoneiro” não avança no Congresso e solução é adiada


A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa, desde fevereiro, a chamada “Lei do Caminhoneiro” não conseguiu votar nesta terça-feira (02), como estava previsto, as propostas que atendem ao pleito da categoria. Nova reunião foi marcada para hoje.
Mesmo que haja um consenso e o projeto de lei seja levado a plenário, não há garantia de que a greve e os bloqueios nas rodovias sejam interrompidos. É o que diz o presidente do MUBC, Nélio Botelho. “A greve está mantida nas 72 horas prometidas, que acabam às 6h de quinta-feira”. Ele completa: “Não estamos dando orientação nenhuma. A liderança é de todos e estamos deixando por conta dos caminhoneiros”.
O que está em jogo no Congresso é, principalmente, a alteração da lei 12.619, sancionada em 2012, que obriga os caminhoneiros a descansarem 11 horas ininterruptas por dia. A categoria reivindica apenas oito horas seguidas de pausa – isso está contemplado no texto final do relator da comissão especial, deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), que seria votado hoje.
Três deputados impediram a votação, apresentando posições contrárias. Caso a proposta seja aceita na reunião de hoje, um novo projeto de lei sobre o trabalho dos motoristas será levado ao plenário da Câmara e do Senado, o que pode demorar tempo indeterminado.

Fonte: Jornal o Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário