Amigo caminhoneiro,
você observa com cuidado o diesel do caminhão? Você sabia que não realizando
uma diálise no tanque do combustível, a cada seis meses, a vida útil do seu
caminhão poderá ser reduzido? Pois é, hoje, os tanques a diesel de caminhões
possuem um inimigo invisível a olho nu. Estamos falando das colônias de
bactérias.
Quem
explica melhor o que são essas colônias de bactérias é o caminhoneiro e sócio
da empresa Mandacaru Lubrificante, Mário Garbine. “Nóscaminhoneiros vivemos
hoje com um grave problema. Que são as bactérias que se formam no fundo dos
tanques. Isso ocorre, pois nosso diesel tem a propriedade de atrair água e a
inclusão de mais matéria orgânica no diesel gera mais um tipo de bactéria”,
explica.
Ainda
sobre a formação das bactérias, o especialista conta que elas vão de formando
rapidamente, já que a água é mais pesada do que o óleo diesel e a tendência é
ela ficar sempre na parte de baixo dos recipientes. E para retirar essas
bactérias do fundo do tanque a diesel de caminhões,
há oito anos, um alemão radicado no Paraná desenvolveu um filtro que realiza
essa limpeza separando com sucesso o diesel e as impurezas dentro dele. Trata-se
da Eurofilt. “Mais ou menos nove anos um alemão que mora na Região do Sul
desenvolveu o produto que os filtros especiais trabalham com esse objetivo. De
extrair essas bactérias dos tanques e beneficiando sua frota”.
O diesel
é limpo e bom para o meio ambiente. No entanto, a não limpeza dos tanques
produzirá colônia de bactérias, o que é ruim para o veículo
Diálise
do tanque
Segundo
Mário Garbine, o melhor remédio para combater as colônias de bactérias é a
realização de uma diálise. A diálise, conforme ele, é um serviço que utiliza
uma máquina (bomba) que suga o óleo diesel do próprio tanque do carro, as
impurezas do fundo do tanque, onde elas se depositam, e vai passando por um
filtro de 30 microns e depois pelos os cartuchos, de 5 microns terminando em um
micra. Então ela consegue fazer a separação da água e reter os sólidos que a
máquina buscou. É como se fosse um aspirador.
“A cada
seis meses é recomendável fazer a diálise nos tanques veiculares. Só que, nós
caminhoneiros, não temos essa cultura. Esse acúmulo de água ocorre por causa do
clima. Calor de manhã, frio a noite. Então condensa, o próprio recipiente, o
tanque de combustível e acontece condensação e produz enfim a água e
bactérias”, conta.
A
Mandacaru Lubrificante é representante exclusivo da Euro Filt no Ceará e hoje
atua em empresas detransportes,
transportadoras, loja de peças, dentre outras. “Hoje é fundamental realizar
essa limpeza dos tanques. Se o amigo caminhoneiro não o fizer, essa formação de
sujeira no diesel, faz com que corroa as unidades da injeção, bicos injetores,
nos carros. Você não tem sensores que indicam o problema e vai colar anéis e
perder o motor muito mais cedo”, garante.
Segundo
Mário Garbine, um motor de caminhão é programado para realizar a primeira
manutenção grande em torno a 800 mil quilômetros. Se não realizar a limpeza no
tempo previsto, o caminhoneiro irá fazer quando o caminhão estiver com 350 e
400 mil quilômetro, o que é trágico para o veículo. “É quase a metade do que é
recomendável pelo próprio manual do caminhão”, conta o especialista. O valor da
diálise, na Mandacaru Lubrificantes custa em média R$ 100,00 nos tanques de 300
litros. O serviço não demora e é feito na casa do cliente. Não é necessário pôr
o carro para funcionar.
Mudanças
nos tipos de diesel pela Petrobras
Hoje, a
empresa brasileira Petrobras, com a Norma Euro 5, o diesel teve que sair da
Euro 3, para Euro 5. Isso obrigou ao diesel migrar do diesel S 1.800, para o
S500, S50, até chegar ao atual, que é o S10. No próprio site da Petrobras, o
caminhoneiro ou qualquer outra pessoa vai encontrar manual de utilização de
diesel. O óleo diesel possui uma propriedade chamada de higroscopia que é a
propriedade que certos materiais possuem de absorver água, umidade do meio
ambiente.
Como há a
redução de enxofre, a Petrobras de forma inteligente chegou a conclusão de que
hoje, ela utiliza 5% de Biodiesel, de matéria orgânica no diesel. Ela deverá
aumentar para 7, a inclusão de Biodiesel, no combustível devido a baixa
lubricidade do diesel S10. O S50 foi um diesel que durou pouco tempo no
mercado, pois a Petrobras desenvolveu, o S10 que é um que deverá ficar em
produção permanente.
Fonte:
Divulgação
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