segunda-feira, 22 de julho de 2013

Defesa Civil faz operação para fiscalizar cargas perigosas


Operação realizada pela Defesa Civil para fiscalizar cargas perigosas já fiscalizou cerca de 70 caminhões desde terça-feira (16), no posto da Secretaria de Estado de Fazenda em Mundo Novo, no sul do Estado. A ação dá continuidade aos trabalhos da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Acidentes Ambientais com Produtos Perigosos (CE P2R2-MS), realizada com o Corpo de Bombeiros.

O intuito da fiscalização, que conta com efetivo de sete homens da Defesa Civil e dois do Corpo de Bombeiros, é levantar dados sobre as cargas perigosas que transitam na região e posteriormente divulgar para a população os cuidados que devem ser tomados em casos de acidentes envolvendo carga perigosa.

Durante a fiscalização, que se estende até a tarde de sexta-feira (19), os técnicos da Defesa Civil verificam as condições dos veículos quanto aos equipamentos de emergência e sinalização do produto perigoso, os equipamentos de proteção individual do motorista, além das documentações necessárias para o transporte. “É um trabalho que visa prevenir acidentes com produtos perigosos e também conhecer as principais rotas destes. Esse trabalho vem sendo desenvolvido desde 2011 pela Defesa Civil, que já fiscalizou mais de 1.200 veículos em cinco operações”, informou o tenente-coronel Adriano Noleto Rampazo, comandante da operação.

Carga irregular

Até o momento, três caminhões provenientes do Paraguai com carga irregular de carvão vegetal foram apreendidos. A carga tinha como destino o Estado do Paraná. “Os veículos não continham a documentação exigida para o transporte do carvão nem as sinalizações necessárias para o transporte. Todos os veículos foram encaminhados para a Polícia Rodoviária Federal (PRF)”, finalizou Rampazo.

Fonte: Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário