quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sindicato faz campanha para cumprimento da Lei do Descanso


Sindicato reforça junto aos trabalhadores da categoria na sede e subsedes direitos garantidos pela Lei 12.619. Após anos de tentativas para consolidar normas que regulassem a atividade do motorista, a lei passa a garantir direitos e deveres tanto daqueles que atuam no transporte rodoviário de cargas, quanto de passageiros.
Conforme o presidente do Sitrofab, Josiel Tadeu Teles, o objetivo é que, com as medidas haja a prevenção de acidentes e melhores condições de trabalho para motoristas que enfrentam rotinas extenuantes de direção nas estradas para entregar as cargas transportadas o mais rápido possível. Segundo o sindicalista dentro de um período de 24 horas, o condutor é obrigado a cumprir 11 horas de repouso. Na legislação, entende-se como tempo de direção ou de condução de veículos apenas o período em que o condutor estiver efetivamente ao volante de um veículo em curso entre a origem e o seu destino.
O condutor somente iniciará viagem com duração maior que um dia após o cumprimento integral do intervalo de descanso de 11 horas. Ele também será responsável por controlar o tempo de condução e ficará sujeito a penalidades caso não cumpra os períodos de descanso observados. A jornada diária de trabalho do motorista profissional deve ser estabelecida na Constituição Federal ou mediante instrumentos de acordos ou convenção coletiva de trabalho, admitindo-se a prorrogação de duas horas extraordinárias, pagas com acréscimos.
Fica assegurado ao motorista profissional intervalo mínimo de uma hora de almoço, podendo ou não coincidir com o intervalo de descanso, repouso de 11 horas a cada 24 horas e descanso semanal de 35 horas.
Josiel informou que a campanha do sindicato visa à conscientização dos trabalhadores para que, além de conhecer direitos possam denunciar junto ao sindicato abusos cometidos por alguns empresários.
Fonte: Fetropar

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário