O governo
de Minas Gerais anuncia na próxima semana um programa de renovação de frota
de caminhões do Estado, seguindo
iniciativas semelhantes adotadas em São Paulo e Rio de Janeiro, afirmou o
presidente da entidade que representa as montadoras de veículos do país,
Anfavea, nesta segunda-feira.
Segundo Luiz Moan, o programa
mineiro envolverá siderúrgicas do Estado por meio do aproveitamento de
caminhões que forem colocados fora de uso como sucata para produtos como
vergalhões para a construção civil.
Procurado, o governo de Minas
Gerais afirmou que o governador do Estado, Antonio Anastasia, provavelmente
lançará o projeto de renovação da frota mineira de caminhões na próxima
segunda-feira, antes de remeter o texto do plano para ser apreciado pela
assembleia legislativa.
Ele evitou dar detalhes sobre o
programa mineiro, mas afirmou que Minas Gerais tem frota de cerca de 70 mil
caminhões com mais de 30 anos de uso e que a renovação atingiria numa fase
inicial os veículos mais antigos.
O presidente da Anfavea não pode
precisar de imediato o tamanho da frota de caminhões de Minas Gerais, mas
afirmou que no geral caminhões com mais de 30 anos de uso correspondem a cerca
de 30 por cento da frota nacional.
No caso de São Paulo, o programa
começou a sair do papel neste ano, inicialmente na região portuária de Santos e
voltado a caminhoneiros autônomos e
microempresários proprietários de caminhões com idade a partir de 30 anos de
uso.
Entre as recicladoras
participantes está a Gerdau, segundo o governo paulista. A Gerdau tem afirmado
que o volume de sucata disponível no Brasil para a produção de aço é escasso.
No Rio de Janeiro, o programa de
renovação foi lançado em fevereiro, com meta de reduzir a idade média dos
veículos de carga licenciados no Estado de 17 para 12 anos no prazo de cinco
anos.
Fonte Reutens
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