terça-feira, 29 de outubro de 2013

Carreta tomba e passa 20h bloqueando tráfego


Os que utilizam as avenidas Alberto Craveiro e Raul Barbosa como vias de ir e vir diário depararam-se com um trânsito mais lento do que o comum na manhã de ontem. O problema originou-se após o tombamento de um caminhão no viaduto que passa sobre a BR-116, no sentido praia/sertão, e gerou um trânsito lento, com mais de 5 Km de extensão. Foram cerca de20 horas bloqueando o fluxo de carros.

Apesar de ter virado na pista que dá acesso ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, a outra faixa da via teve que ser interditada devido à carga que o veículo transportava - um total de 15 mil litros de borra de óleo vegetal - ter derramado, o que tornou a pista escorregadia.

O acidente ocorreu às 17h de domingo (27), porém a retirada do veículo só foi realizada após mais de 19 horas, às 12h20 de ontem (28). Conforme Elmatam Araújo, representante da empresa Ecotrade Engenharia Ambiental - responsável pelo veículo - , a seguradora SulAmérica foi acionada logo após o acidente. "A SulAmérica enviou um guincho às 22h do domingo, porém este não foi capaz de fazer o reboque do veículo. Eles ficaram de mandar outro guincho, cuja previsão era que este carro chegasse às 11h", acrescentou Araújo.

Enquanto isso, a empresa responsável pelo caminhão terceirizou o serviço de limpeza do local. Foi colocada areia na pista, para que, misturada à borra de óleo vegetal, o material pudesse ser retirado.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará supervisionou e auxiliou o serviço. Procurada pela reportagem, a SulAmérica informou, por meio da assessoria de comunicação, que a empresa realizou o destombamento e remoção do caminhão da via, após "a transferência da carga de dez toneladas de óleo vegetal, realizada pelo segurado". A SulAmérica acrescentou que a descarga do caminhão, apesar de retardar o reboque do veículo, foi uma medida de segurança para evitar mais transtorno.

Destino

O responsável pela Ecotrade Engenharia Ambiental estima um prejuízo em torno de R$ 60 mil. A carga vinha do Moinho Dias Branco, no Mucuripe, com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte. Conforme o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ronaldo Vieira, a responsabilidade pela remoção do veículo é da empresa proprietária do caminhão, a Ecotrade Engenharia Ambiental. Devido à demora por parte da seguradora, Vieira informou que outras ocorrências levaram mais tempo para serem atendidas.

Sobre o motivo do tombamento do caminhão, ele explicou que o motorista José Gomes da Silva, 33, tentou desviar de uma moto e, por isso, o acidente. "Como a carga é móvel, quando ocorre um movimento muito brusco, o peso é transferido para um só lado, o que puxa o caminhão e consequentemente ocasiona o tombamento", disse o inspetor.

O motorista sofreu lesões leves e foi socorrido, ainda no domingo (27), pelo Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu). Ontem às 11h, José foi levado ao hospital pela empresa a qual presta serviço para novos exames.


Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário