quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Passeio alerta sobre câncer de mama


Para alertar sobre a importância da atividade física no combate ao câncer de mama, ciclistas podem se exercitar hoje na IV Bicicletada Rosa Ceará. O Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) promove o passeio ciclístico pelos pontos turísticos iluminados com a cor rosa nos bairros Aldeota (Praça Portugal), Centro, Praia de Iracema e Beira Mar. São 30km de trajeto.

A pedalada faz parte do Outubro Rosa que engloba atividades no mundo visando alertar à sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância de um diagnóstico precoce de casos de câncer de mama, um dos tipos que mais matam pessoas do sexo feminino e que, ao contrário do que muitos pensam, pode atingir homens.

A concentração acontece a partir das 19h no Shopping Buena Vista, na Avenida Washington Soares, em frente ao Fórum Clóvis Beviláqua. A saída do grupo está prevista para às 20h.

O trajeto passará pela Praça do Ferreira, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Estátua de Iracema e Catedral Metropolitana, dentre outros monumentos. O percurso engloba as avenidas Washington Soares, Raul Barbosa, Desembargador Moreira, Dom Luiz, Rua Tenente Benévolo,Praia de Iracema, avenidas Beira Mar, Abolição, Virgílio Távora e Washington Soares .

Além disso, hoje, Movimento Outubro Rosa Ceará 2013 reúne gestores municipais para entregar ao governador Cid Gomes e ao secretário da Saúde, Ciro Gomes, o Mapa Rosa, com compromisso contendo as cidades que participaram ativamente no combate ao câncer de mama. O encontro começa às 9h, no Hotel Mareiro (Av. Beira Mar, 2380).

Já no próximo dia 27, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) organiza a Caminhada Rosa do Ceará, que sairá do aterro da Praia de Iracema até a Praça dos Estressados.

Casos

No Ceará, 499 pessoas vieram a óbito, vítimas da doença, em 2010. Deste número, 492 eram mulheres e sete homens. Já em 2011, 491 mulheres e sete homens morreram. Segundo a assessoria de comunicação da Sesa, os números referentes a 2012 ainda não foram fechados.

A previsão para 2013, entretanto, assusta. Conforme o órgão, 1.770 pessoas devem ser diagnosticadas com câncer de mama durante este ano. Só em Fortaleza, 770 pessoas devem descobrir que têm a doença. 
Fonte: Diario do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário