quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Raio-x da BR-101, no ES, mostra mais de 3 mil acidentes no ano



Uma viagem por toda a extensão da BR-101 no Espírito Santo mostra um raio-x da rodovia, que é uma das mais importantes do país, e corta todo o estado capixaba. Somente neste ano de 2013 foram registrados 3.768 acidentes na rodovia federal. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), estes acidentes resulturam na morte de 140 pessoas, uma média de 15 mortes por mês. A rodovia, que tem cerca de 483 quilômetros, passa por diversas cidades, de Norte a Sul do estado.

Norte
A rodovia começa cortando o estado em Pedro Canário. Lá, obras  são encontradas, mas é a construção de um dos postos de pedágio da BR-101.

Em São Mateus, curvas marcam todo o trajeto. Há trechos onde os motoristas seguem com velocidade reduzida e há a presença de sinalização. Já em outros, faixas apagadas atrapalham a direção dos motoristas. O fluxo de veículos também é intenso. Ao longo da BR, cruzes mostram que ali acidentes tiveram vítimas fatais.

Questionado sobre a fiscalização, o inspetor Fabrício, da Polícia Rodoviária Federal, explicou que os condutores devem contribuir dirigindo com responsabilidade e cuidado. "A polícia não pode estar onipresente, tem que contar com a responsabilidade do condutor. Se ele fizer todos os procedimentos que a legislação orienta, não terá acidente", disse.

Grande Vitória
Na região metropolitana da Grande Vitória, a imprudência de motoristas tornam o trecho ainda mais perigoso e ultrapassagens são comuns. Às margens da rodovia, cruzes também lembram as mortes no local. Em alguns pontos existem placas de sinalização, mas as faixas no asfalto estão apagadas.

Em Fundão, semáforos e quebra-molas deixam o trânsito lento. "A gente fica quase uma hora parado aqui. Fica tudo parado, complicado", disse um caminhoneiro que passava pelo local. Na Serra, vários radares foram instalados, mas o engarrafamento aumentou. "Muito difícil de carro aqui. Fico parado aqui mais ou menos uma hora, uma hora e meia", disse um outro motorista.

No Contorno, em Cariacica, o asfalto novo ainda não recebeu uma nova pintura e a água escorre pela rodovia. Moradores reclamam que  a rede pluvial não funciona e que as poças dágua são comuns na rodovia ocasionam acidentes.

Em Guarapari, as obras também estão presentes. Neste trecho, a BR-101 está sendo recapeada e em muitos pontos não há sinalização, com as pontes ainda estão sendo pintadas.

Segundo o gerente de engenharia da ECO 101, concessionária que administra a BR-101 no Espírito Santo, Luiz Salvador, a previsão é que até maio de 2014 a rodovia esteja recuperada. "Nós estamos com várias frentes de trabalho ao longo da rodovia, em pavimentação, em recuperação de pontes e em sinalização horizontal e vertical", disse.

Sul
O trecho de Capim Angola é um dos mais perigosos da região. Acidentes fatais também são comuns, principalmente ocasionados pela imprudência. "Muito perigoso isso daqui, as pessoas passam em alta velocidade", disse Wilson, morador da localidade.

O inspetor da PRF explicou que a responsabilidade por parte dos condutores é essencial para evitar o acidentes. "Como se tem uma faixa única, isso faz com que os motoristas usem a contramão para fazer ultrapassagem, que não é devida, mas é a nossa realidade", disse.

O gerente de engenharia da ECO101 garantiu que um projeto que prevê a tão sonhada duplicação da rodovia já está sendo elaborado. "O trecho, por exemplo, do acesso à Aracruz até quase a divisa do Rio de Janeiro temos a obrigação de duplicar no máximo até o sexto ano de concessão. Em se tratando de fluidez e segurança da rodovia, esse hoje é o gargalo da BR-101 e por isso ele foi tratado pelo Governo na formulação do Edital como prioritário", explicou.


Fonte: G1

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