sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dicas para uma viagem segura com o seu caminhão



Para aqueles que têm o caminhão como seu principal instrumento de trabalho, nada mais importante para uma viagem segura e sem surpresas desagradáveis. Mas o que deve ser feito para conseguir isso? A dica é fazer constantemente uma revisão de seu veículo, ou seja, uma manutenção preventiva do caminhão. Com nada mais do que uma checagem simples que não dure mais do que quinze minutos um dia anterior à viagem, os caminhoneiros acrescentam às revisões indicadas pelo fabricante, a maior garantia de uma viagem segura e do bom funcionamento das peças do caminhão.
Para os caminhões, a quilometragem para a revisão é especificada pela fábrica; mas um dia antes da viagem, recomenda-se que as seguintes averiguações sejam feitas: ver se a documentação tanto referente ao veículo, quanto ao condutor e à carga, está em dia; a boa estrutura das peças do caminhão, a partir da checagem de freios, troca de óleo, suspensão, carga da bateria, alinhamento dos pneus e sua calibragem, luzes, limpadores, sistema de rastreamento; ter em mãos contatos importantes, como é o caso da polícia, dos bombeiros, da transportadora e de seu destinatário.
Já durante a viagem de caminhão, é sempre aconselhável que sejam feitas paradas regulares para o descanso do caminhoneiro, especialmente, se a viagem for longa. Os pontos para estacionamento devem ser prioritariamente preparados, esse intervalo deve ser de duas em duas horas, com duração de quinze minutos a meia hora. Cuide para que o caminhão não fique destrancado, com objetos de valor à mostra ou em local ermo e aproveite para averiguar o funcionamento das peças do caminhão.
Durante o trajeto de caminhão, pratique as regras da direção defensiva, não dê carona a pessoas estranhas ou fale sobre a carga levada e seu local de destino com qualquer pessoa. Já em situações mais extremas, como é o caso de assaltos na estrada, mantenha a calma e colabore com os meliantes, não reaja ou tente manobras arriscadas. Ligue para a polícia depois do ocorrido e faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.
Esses cuidados levantados são bem simples e garantirão uma viagem muito mais tranquila e segura. Ser caminhoneiro é uma tarefa das mais difíceis, porém, apaixonantes. Levando à risca todas as orientações ao longo da vida na estrada, garantirá, ainda mais prazer em guiar e cortar o nosso país, de norte a sul!
Fonte: Divulgação




Nenhum comentário:

Postar um comentário