sexta-feira, 12 de abril de 2013

PISTA SUL DA ANCHIETA SERÁ FECHADA PARA MANUTENÇÃO



A partir de terça-feira, o trecho de Serra da pista Sul da Via Anchieta - do km 40 ao km 55 - será totalmente interditado para manutenção completa. Serão 15 dias de intervenções, sempre de terça a quinta-feira, com pausa em maio e retorno em junho, das 6h às 17h.

Segundo a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, as obras incluem recuperação profunda de pavimento em alguns pontos, recapeamento com asfalto borracha, manutenção e reparos em viadutos e túneis, limpeza e revitalização de sinalização, monitoramento de encostas e podas pesadas de árvores e vegetação.

Nesse período, o tráfego de caminhões e outros veículos pesados, que devem obrigatoriamente descer a serra pela pista Sul da Anchieta, será deslocado para a pista Norte, cujo sentido de operação será invertido no trecho de serra. A subida dos veículos em direção à Capital será feita somente pela pista Norte da Imigrantes. A Ecovias acredita que o tráfego não sofrerá alterações.

Conforme a concessionária, a pista Sul da Anchieta exige manutenções periódicas por concentrar alto volume de tráfego de caminhões no sentido Litoral. Foi escolhido este período para realização das obras porque não haverá feriados prolongados, além da demanda de tráfego ser menor.

A Ecovias instalou placas tanto na pista Sul quanto na pista Norte da Anchieta, na altura de Cubatão. Porém, o aviso não deixa claro os horários da interdição.

O fechamento da pista Sul da Anchieta ocorre justamente no período em que a safra de grãos segue em direção ao Porto de Santos para exportação. Segundo a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), instituição federal que administra o porto, quatro em cada dez toneladas da safra que segue para Santos são transportadas em caminhões.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região, Manoel Sousa Lima Junior, acredita que intervenções sempre atrapalham um pouco. "A demanda em direção ao porto é muito grande e é um absurdo que haja apenas um acesso ao local. Para ajudar a amenizar o tráfego, o ideal é que houvesse fiscalização na interligação das duas vias para que os veículos leves e de passeio descessem apenas pela Imigrantes."

De 28 de fevereiro a 31 de março de 2012, a pista Sul da Anchieta também ficou interditada para receber o mesmo tipo de manutenção. Na ocasião, a interdição ocorreu de terça a sexta-feira, das 6h30 às 16h. Da mesma forma, a Ecovias disse ter escolhido esse período para minimizar os impactos no tráfego.


Fonte: Diário do Grande ABC

Um comentário:

  1. Dentre as obras do PAC, uma que deveria estar incluída antes do TAV-trem de alta velocidade e ser priorizada é a Ligação rodo ferroviária Parelheiros–Itanhaém com rampas para ambos de no máximo 2 %, com o rodo e ferroanel metropolitano de São Paulo, pois a construção em conjunto se torna muito mais ágil e econômica, uma vez que o porto de Santos ultrapassou seu limite de saturação com filas de navios em de mais de 60 unidades, das quais podem ser avistados da Vila Caiçara em Praia Grande, além de que a Via Anchieta por ser a única via de descida permitida para ônibus e caminhões tem registrados congestionamentos e acidentes graves semanalmente, como este de hoje 22/02/2013 em que uma trompa d’agua na baixada paulista deixou o sistema Anchieta / Imigrantes em colapso, e o transito só foi restabelecido na madrugada do dia 24 seguinte, e em épocas de escoamento de safra também a Dom Domenico Rangoni (Piaçaguera–Guarujá) a Anchieta, se tornam congestionadas diariamente, com enormes filas de caminhões ao contrário da Manoel da Nóbrega, onde somente se fica com problemas em épocas pontuais na passagem de ano, ao porto de Santos, e os futuros portos de Itanhaém / Peruíbe.
    Enquanto não se completa o rodo e o ferroanel em São Paulo, esta ligação ferroviária pelo centro deve ser permitida com a utilização do sistema misto (cargas e passageiros), não se criando obstáculos e não se modificando a largura das plataformas, que já estão de acordo com o gabarito, que é de 3,15 m, e devem ser mantidas.
    E o vão se tornou evidente na CPTM, após o recebimento em doação dos trens espanhóis usados, que são mais estreitos e tem que trafegar com uma adaptada plataforma lateral de aprox. 9 cm em cada uma das portas, exatamente ao contrário do que acontece na Supervia-RJ, em que os novos trens chineses para trafegar tem que se cortar as plataformas, algo que se trafegassem em São Paulo estariam trafegando sem necessidade de alteração nas plataformas, pois as mesmas já estão dimensionadas para esta medida padrão.
    Atualmente na China trens de passageiros regionais trafegam a velocidade de ~150 km/h na mesma via dos trens de carga, em horários distintos, (Evidentemente o trem de carga não tem a necessidade de se trafegar a esta velocidade) e se tem toda uma logística embarcada por conta disto.
    Novamente se volta a propor a utilização de trens de passageiros convencionais regionais entre muitas cidades brasileiras, retificando e melhorando parte dos trajetos existentes, e com a expansão gradativa pela Valec, do norte para o sul de linhas em bitola única de 1,6 m, entendo ser esta, uma alternativa de implantação extremamente mais viável tanto econômica, como na rapidez e facilidade de execução e demandas garantidas, com prioridade de execução em relação ao TAV- Trem de alta velocidade, obra esta que tem uma seria tendência a se somar as grades maiorias deste programa, que estão incompletas ou paralisadas, que sempre tem data para começar, com términos, andamentos e custos imprevisíveis.

    ResponderExcluir