Estatísticas
de entidades e empresas ligadas ao setor de transporte estimam que anualmente
ocorram aproximadamente 100 mil acidentes com veículos de cargas nas rodovias
brasileiras, deixando um saldo de oito mil mortes, sendo a metade das vítimas
motoristas de caminhão. Além disso, o País perde cerca de R$ 22 bilhões por ano
com acidentes, sendo aproximadamente R$ 10 bilhões somente com o transporte
rodoviário de carga. Pensando em contribuir com estradas mais seguras – além de
garantir que seus produtos atinjam o melhor desempenho nas estradas – as
montadoras instaladas no País têm investido cada vez mais na oferta de cursos
para motoristas de caminhão.
A Volvo, por exemplo, tem o
“Transformar”, programa voltado para o comprometimento dos motoristas com um
trânsito mais seguro, além de uma condução mais econômica. Segundo a
fabricante, toda a metodologia do projeto está voltada para melhorar a conduta
do carreteiro. “Um motorista consciente é fator-chave para a segurança nas
estradas”, destaca Luiz Scherner, coordenador de treinamentos para motoristas.
Além disso, a empresa aposta também na disseminação do conhecimento, com a
capacitação de monitores – motoristas selecionados por clientes – que
posteriormente terão como meta transmitir o conhecimento para seus colegas de
trabalho.
A empresa informa que desde 2008
foram qualificadas aproximadamente 900 pessoas neste projeto, e de acordo com
projeções da empresa, cada monitor transmite seu conhecimento a pelo menos
outros 100 motoristas. Outra frente de trabalho da Volvo nesta área é a
parceria com o Sest-Senat do Paraná, através da qual um caminhão marca com caixa
de câmbio automatizada I-Shift é disponibilizado para a capacitação de
motoristas nos cursos oferecidos pela instituição. “A meta da Volvo é oferecer
bons veículos e contribuir com a segurança das entradas. Para cada caminhão
entregue, temos como meta um motorista qualificado”, resume Rogério Roa,
gerente de treinamentos para motoristas.
Na Mercedes-Benz, apenas em 2012,
seis mil profissionais passaram por algum tipo de treinamento. Para atingir
este resultado, a empresa conta com centros de treinamento próprio localizados
em Campinas/SP, Porto Alegre/RS e Recife/PE, além de espaços homologados,
instalados junto a alguns concessionários de São Paulo, Rio de Janeiro, Minhas
Gerais, Paraná, Mato Grosso, Ceará e Pará, e unidades volantes de treinamento.
A empresa conta também com
parcerias com o Sest/Senat, o que inclui a cessão de caminhões para as lições
práticas. Nas unidades de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa
Catarina, Espírito Santo e Paraná, os cursos de “Condução Segura e Econômica” e
de “Excelência Profissional para Motoristas de Carga” são ministrados em
modelos Axor. Este mesmo modelo é utilizado também nas aulas da Universidade do
Caminhoneiro – nas unidades de São Paulo, Campinas/SP, Florianópolis/SC,
Brasília/DF, Ponta Grossa/PR e Cariacica/ES. “A Mercedes-Benz tem também o
compromisso com a formação dos motoristas. Por meio de nossos treinamentos, os
condutores podem aprender a utilizar 100% das funcionalidades dos caminhões,
aproveitando todo o potencial de seus veículos no dia a dia de trabalho, com
máxima eficiência e ainda contribuindo para o aumento da segurança nas
estradas”, afirma Ari de Carvalho diretor da área de Pós-Venda da Mercedes-Benz
do Brasil.
Já a MAN Latin America, oferece o
treinamento “Condução Econômica e Direção Defensiva” aos motoristas de seus
clientes frotistas. O objetivo é fazer com que o cliente obtenha os melhores
resultados com seus caminhões, além de aumentar a segurança nas estradas. Para
os motoristas autônomos, a rede de concessionária da marca mantém pessoal
capacitado e programas de treinamento dedicados.
“Para a MAN Latin America, a importância do treinamento vai além da otimização dos custos operacionais, enfatizamos o capital humano, valorizando a importância do trabalho dos motoristas na empresa, conscientizando-os da importância de seu trabalho. Como consequência natural, colaboradores conscientes e motivados entregam o serviço com maior qualidade, reduzindo inclusive os índices de acidentes”, destaca Sérgio Beraldo, gerente executivo de Pós-vendas da companhia.
“Para a MAN Latin America, a importância do treinamento vai além da otimização dos custos operacionais, enfatizamos o capital humano, valorizando a importância do trabalho dos motoristas na empresa, conscientizando-os da importância de seu trabalho. Como consequência natural, colaboradores conscientes e motivados entregam o serviço com maior qualidade, reduzindo inclusive os índices de acidentes”, destaca Sérgio Beraldo, gerente executivo de Pós-vendas da companhia.
A Iveco, por sua vez, também
mantém uma parceria com o Sest/Senat, a Fetcemg (Federação das Empresas de
Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais) e o Setcemg (Sindicato das
Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minhas Gerais), a qual viabiliza
o programa de formação de novos motoristas para o mercado de trabalho. Criado
em 2011, o curso é destinado a condutores com CNH Categoria C, D e E. A
capacitação inclui legislação de trânsito, direção defensiva, condução segura e
econômica, valorização profissional, movimentação de diferentes tipos de carga,
tecnologia embarcada, documentação para transporte de mercadorias, prevenção ao
roubo de cargas, mecânica, noções de primeiros socorros, respeito ao
meio-ambiente e prevenção de acidentes. “Fazer parte de um programa que
profissionaliza a atividade de motorista de caminhão e, que gera mão de obra
qualificada, traz benefícios não apenas para as transportadoras, mas para toda
a cadeira de transporte. Motoristas bem treinados elevam o nível de segurança
nas estradas e a rentabilidade das operações”, avalia Ricardo Motta, da área de
marketing operacional da Iveco.
Na Scania, o carro-chefe na área
de treinamento é o Master Drive, que tem como premissa capacitar os motoristas
a operar os caminhões de maneira mais segura e mais rentável. No treinamento
são abordados temas como direção econômica, manutenção e tecnologia do veículo,
mecânica básica e legislação de trânsito, além de provas práticas de condução.
Além deste projeto, a empresa possui parcerias com a Fabet (Fundação Adolpho
Bósio de Educação no Transporte), com o Centronor e o Sest/Senat, além de
outras instituições.
“A Scania valoriza muito o apoio
a estas escolas. São parceiros de muitos anos. Para a Fabet, por exemplo, são disponibilizados
30 veículos para práticas. Também equipamos e mantemos avançados laboratórios
técnicos com equipamentos e ferramental que demonstram toda a qualidade dos
serviços”, Gustavo Andrade, responsável pelo desenvolvimento da rede Scania do
Brasil. A parceria inclui um acordo em que, anualmente, a Scania/Fabet promovam
viagens técnicas com o intuito de capacitação dos profissionais envolvidos na
parceria. “Isso é necessário para que possamos cada vez mais contribuir e
alcançar objetivos mútuos”, acrescenta.
Na Ford, o treinamento é focado
na operação do frotista e com maior ênfase na direção econômica, operação da
caixa de mudanças e eixo traseiro (neste caso, para veículos 6×4, que possuem
bloqueio inter-diferencial). O treinamento é ministrado exclusivamente por
instrutores da Ford Caminhões e como a Entrega Técnica, pode ser realizado nas
dependências dos Distribuidores Ford Caminhões ou nas instalações dos
frotistas. Para participar, o frotista deverá solicitar o treinamento junto ao
Distribuidor Ford, que irá providenciar o agendamento junto aos Escritórios
Regionais da Ford Caminhões. Possui duração de 4 a 6 horas.
Fonte: Revista O Carreteiro
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