quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Gol é condenada a pagar indenização de R$ 1 milhão por retaliação contra grevistas


VRG Linhas Aéreas, subsidiária da Gol, foi condenada a pagar indenização de R$ 1 milhão por danos morais coletivos, relacionados a uma greve em dezembro de 2010. A decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-Distrito Federal e Tocantins), que considerou que a empresa promoveu retaliações contra funcionários envolvidos na paralisação. Os recursos serão destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Procurada, a Gol afirmou que "irá se manifestar nos autos do processo".
A ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que pediu a punição da companhia, que teria dispensado e descomissionado empregados que mantinham posição de liderança do protesto comandado pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários.
Segundo comunicado divulgado pelo TRT-DF/TO, o juiz Gilberto Augusto Leitão Martins, da 11ª Vara do Trabalho de Brasília, aceitou parcialmente o pedido do MPT, por considerar que houve conduta antissindical (contra o direito de greve) e assédio moral, caracterizado pelas demissões.
No processo, a Gol argumentou que agiu dentro da lei, já que decisões do Poder Judiciário reconheceram, na época, a greve como ilegal. A empresa alegou, ainda, que as dispensas e descomissionamentos ocorreram por motivos técnicos decorrentes da redução da malha aérea. "Fica claro que a ré procedeu de forma a desestimular o exercício do direito de greve de seus empregados, usando artifícios subliminares, sub-reptícios, em clara perseguição aos que vierem a aderir à greve", considerou o relator, segundo comunicado do Tribunal.

Fonte: TST

Nenhum comentário:

Postar um comentário