terça-feira, 5 de novembro de 2013

Lei aumenta em 700% as suspensões de carteiras




Beber e dirigir. A frase é uma velha conhecida dos brasileiros. Mas, a Lei Seca existente há cinco anos ainda está longe de fazer parte do cotidiano da população que ingere bebidas alcoólicas e dirige. Conforme matéria publicada na edição deste domingo (3) no jornal Correio do Estado, em menos de um ano, aumentou mais de 700% o número de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) suspensas em Campo Grande por causa do flagra do motorista dirigindo sob efeito de substância psicoativa.

O aumento no número de CNHs suspensas ocorreu depois das mudanças na Lei Seca, que aconteceu em dezembro do ano passado. Uma das principais mudanças da lei foi em relação à constatação da embriaguez. Desde então, não é mais necessária a realização do teste de alcoolemia para constatar a embriaguez do condutor. O depoimento de uma testemunha ou até mesmo um vídeo que evidencie a embriaguez do motorista já servem para constatar legalmente o fato. A intolerância ao álcool também aumentou: qualquer quantidade de álcool no sangue já é passiva de multa.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito em Mato Grosso do Sul (Detran-MS) apontam que ao longo de 2012 foram suspensas 260 CNHs em Campo Grande após os motoristas serem flagrados dirigindo embriagados. Depois da alteração da legislação, entre 1º de janeiro e 26 de outubro deste ano, foram 1.950 carteiras suspensas.

Fonte: Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário