Proprietários de veículos com placas de final 9 e de caminhões com placas de finais 6, 7 e 8 devem realizar durante o mês de novembro o licenciamento do exercício 2013. O serviço pode ser solicitado de forma eletrônica, com entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pelos Correios, ou diretamente nos postos do Detran.SP e Poupatempo.
Quem conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado estará sujeito às penalidades previstas no artigo 230 do CTB: multa de R$ 191,54, inserção de sete pontos no prontuário do condutor (infração gravíssima), além de apreensão e remoção do veículo.
Além de pagar a taxa de licenciamento, é obrigatório portar o documento.
Como fazer
O primeiro passo para licenciar o veículo é pagar a taxa pela internet, caixas eletrônicos ou nas agências dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, BMB, HSBC, Safra e Citibank). Veículos registrados na cidade de São Paulo devem antes ser aprovados pela inspeção veicular ambiental, de responsabilidade da Prefeitura da Capital.
Para pagar o valor referente ao licenciamento 2013, o cidadão deve ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Ao realizar o licenciamento, também é preciso quitar possíveis débitos de multas, IPVA e seguro obrigatório.
Para receber o documento via Correios, é necessário pagar o valor de R$ 11, referente à postagem. O endereço de cadastro deve estar atualizado junto ao Detran.SP, caso contrário, não será possível efetuar a entrega.
Quem preferir retirar o documento presencialmente deve apresentar a identidade original e o comprovante de pagamento na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) na qual o veículo está registrado ou nos postos do Poupatempo. Nessa modalidade não se deve pagar o valor de envio pelos Correios.
Fonte: iFronteira
Nenhum comentário:
Postar um comentário