segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Até 2020, fluxo de carretas em Santarém deve ser de 40 mil por ano


Santarém, no oeste do Pará, pode ter até 2020, um fluxo anual de 40 mil carretas. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (30), pela coordenadora geral de gestão da informação da Secretaria dos Portos, Marina Pescatori, na reunião que discutiu o projeto de reurbanização da rodovia Santarém- Cuiabá (BR-163) no trecho urbano.

De acordo com o diretor da Companhia Docas do Pará (CDP), Manoel Nascimento, atualmente, mais de 2 mil carretas passam por mês pelo porto de Santarém. Para 2030, a previsão é que 70 mil caminhões por ano circulem  pela cidade. “A gente vai ter uma quantidade de caminhões bem grande. Óbvio que a distribuição é sazonal por causa da safra, mas a gente tem que ter esse planejamento para que o caminhão acesse a área”, afirmou.

No encontro, estavam representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), da Secretaria dos Portos, do 8º Batalhão de Engenharia e  Construção (8º BEC) e da Companhia Docas do Pará (CDP).

A reunião abordou, entre outros assuntos, a organização de carretas que utilizam o porto de Santarém e as alternativas propostas para que o aumento do fluxo das carretas não prejudique o trânsito na área urbana.

Para diminuir o tráfego desses veículos, a Secretaria Estadual de Portos pretende utilizar um terreno cedido pelo 8º Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC) para ser a Área de Apoio Logístico Portuário. Este espaço será destinado à regulação do tráfego de carretas, que seguirão em direção ao porto.

De acordo com a Marina Pescatori, o pólo de armazenagem e distribuição de produtos industrializados da Zona Franca de Manaus podem, inclusive, ser instalados nessa área.

“Estamos em fase de contratação de uma cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina, para que a gente faça um estudo aprofundado dessa área e não ter somente a possibilidade de ter um estacionamento de caminhões, caso tenha também a ampliação aqui, uma zona franca, também vai poder ser uma zona industrial, uma zona de armazenagem, tudo vai funcionar com as funcionalidades essa área de apoio logístico deverá ter”, informou.

A previsão de recurso gira em torno de R$ 30 milhões para implantação da área de apoio logístico. Com o estudo, deve haver uma licitação para implantar a área com prazo ainda não definido, segundo informou a coordenadora.

Obras na BR
Segundo informações divulgadas na reunião, o trecho que vai do porto até a entrada de Mojuí dos Campos, há aproximadamente 20 km de Santarém, também vai ser prolongado para dar funcionalidade ao projeto de logística. O prazo para que as obras comecem é 2014, com previsão de dois anos para a conclusão.

"A avenida Cuiabá do viaduto que pega o acesso do aeroporto para cá, vai demandar um pouquinho mais por conta da interferência, e vai ter que ser remanejada ali a demanda de distribuição de energia, as varandas que ocupam a faixa onde vai ser feita a intervenção, vai demandar um tempo maior", informou o diretor de planejamento e pesquisa do Dnit, José Florentino Caixeta.

Ainda segundo Caixeta, a obra que prevê a duplicação da BR-163, que será até próximo a entrada do 8º BEC, também deve iniciar a partir de 2014.

Outro viaduto

Como parte do planejamento para evitar o congestionamento de carretas dentro da área urbana, o prefeito de Santarém, Alexandre Von, informou que uma das propostas é aumentar as vias de acesso para o porto. "Nós estamos defendendo a implantação de um novo viaduto na avenida Cuiabá, na confluência com a avenida Moaçara, para permitir uma mobilidade mais fácil entre os dois lados da cidade".


Fonte: G1

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