O senador
Eduardo Amorim (PSC-SE) destacou em Plenário o Dia do Caminhoneiro comemorado na
segunda-feira (16). Amorim detalhou as lutas de uma das categorias mais
tradicionais do País. O parlamentar é autor de dois Projetos que enaltecem a
profissão de caminhoneiro. O primeiro dará a cidade de Itabaiana, localizada a
51Km de Aracaju, o título de ‘Capital Nacional do Caminhão´; já o segundo determina que oscaminhoneiros profissionais realizem
avaliação de saúde anual para continuar exercendo a atividade. Nossas
homenagens a esses bravos profissionais, que carregam em suas mãos o
desenvolvimento do país, destacou.
Segundo o parlamentar, a
atividade de transporte de carga no Brasil vem
aumentando sua participação no Produto Interno Bruto de maneira crescente.
“Esse crescimento foi influenciado pela desconcentração geográfica da economia
brasileira nas últimas décadas em direção às regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste”,
destacou o senador ao completar que o transporte rodoviário é responsável pela
movimentação de 60% de toda a carga que trafega no território nacional.
O senador mostrou preocupação com
a categoria, segundo ele 84% são transportadores autônomos e baseado
nesse dado propôs o PLS 407/2012determinando a realização de exames médicos
para exercer a profissão, por meio de um programa de saúde conduzido pelo SUS.
“Esse trabalhadores, submetem-se a condições de trabalho desumanas, dirigindo
ininterruptamente seus caminhões,sem o devido inter ou intrajornada”, disse
Amorim.
A profissão já é conhecida pelos
excessos de rotina de trabalho, segundo Eduardo Amorim há o estresse
psicológico em função do prazo para entrega, trânsito, das precárias condições
das rodovias e a falta desegurança nas estradas brasileiras. “Isso além de postura
inadequada ao volante, alimentação irregular e privação de sono, contribui para
causar danos à saúde desses profissionais”,afirmou.
“Precisamos olhar mais para esses
profissionais no sentido de criar políticas públicas que favoreçam essa
categoria, no sentido de lhe proporcionar melhores condições de trabalho”,
destacou o senador. Para ele, outro fator importante é a idade média dos
veículos, os transportadores autônomos possuem frota com idade média superior
às demais categorias, fato atribuído à dificuldade histórica que eles têm em
acessar programas de financiamento para renovação da frota.
Concorrência desleal
Amorim fez, ainda, um apelo à
Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), no tocante ao combate e
criação de mecanismos que atuem sobre a ação de concorrência desleal no
transporte rodoviário de cargas. “É extremamente prejudicial ao transportador
autônomo, que tem dificuldades na contratação de seus serviços com preços de
fretes mais justos”, concluiu.
Fonte: Assessoria
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