Até os 40 anos o motorista deve passar por um exame
completo de visão a cada três anos. Entre os 40 e 65 anos as consultas devem
ocorrer de dois em dois anos e depois dos 65 anualmente. Mas a maioria dos
motoristas, depois de tirar a carteira, principalmente no interior,
dificilmente passa por um check up oftalmológico.
Há adultos jovens, com alto grau de miopia,
dirigindo sem óculos ou lentes. Nas operações de saúde realizadas nas estradas
para atender os caminhoneiros há um número impressionante de motoristas
profissionais com elevado grau de miopia, catarata e até glaucoma. Várias
doenças oculares não dão sinal da sua presença e até mesmo o stress e uso de
medicamentos podem causar distúrbios de visão, principalmente na direção
noturna.A maioria das rodovias no Brasil é escura, escondendo perigos que
poderiam ser facilmente identificáveis de dia.
Para que o motorista possa ver e ser visto a noite
, os faróis, luzes de freios, sinalização, párabrisas e espelhos devem estar
limpos e em perfeito funcionamento.Procure dirigir sempre com os faróis
regulados, faróis desalinhados podem cegar quem vem no sentido contrário.
Verifique também se está funcionando corretamente o sistema de luz alta e
baixa.
Quando o veículo que vem no outro sentido insistir
em usar faróis altos não entre em guerra. Mantenha os faróis baixos, afinal,
melhor um “cego” dirigindo que dois na estrada e mantenha a faixa do
acostamento como referência para dirigir com segurança.A noite é recomendado
dirigir com velocidade ao menos 10% abaixo do limite da rodovia e mantenha
maior distância do veículo da frente.A percepção de distância diminui na
direção noturna e exige mais cuidado.
O por do sol é o momento mais difícil para se
dirigir pois os olhos tentam se adaptar a crescente falta de luz. Nesse horário
costumam acontecer muitos acidentes graves.A cada 2 h de direção, descanse pelo
menos 20 minutos e tire um cochilo se estiver cansado.
Não fume quando dirigir, pois a fumaça em ambiente
fechado também prejudica a visão, sem contar o risco de perder a atenção ou
levar o susto com uma cinza que cai.Caso seu veículo tenha uma pane, saia da
estrada, use a sinalização de emergência e fique longe do alcance dos veículos.
Ligue imediatamente para pedir ajuda. Nas rodovias
federais use o telefone nacional da PRF o191.Motoristas e pedestres
alcoolizados aparecem muito mais a noite, portanto, fique atento, especialmente
em áreas próximas as cidades. Lembre-se também dos riscos de animais na pista e
mantenha velocidade mais baixa.
Fonte: Estrada.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário