quarta-feira, 4 de setembro de 2013

MOVIMENTO PELA PAZ



12 armas já foram entregues na Casa
Em apenas seis dias já foram entregues na Casa da Paz, inaugurada na última quinta pela Organização Não-Governamental (ONG) Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência (MovPaz), 12 armas de fogo. Dentre elas, estava um fuzil de uso das forças armadas. O Sistema Verdes Mares é o apoiador da iniciativa destinada a incentivar o desarmamento.

"A pena para quem utiliza esse tipo de fuzil é de seis a oito anos, pois com ele poderiam ser feitos vários crimes. Mas, essa arma já foi inutilizada e depois o Exército vai destruí-la", explicou o idealizador e coordenador do MovPaz, Clóvis Nunes. Além deste fuzil, foram entregues, até agora, cinco revólveres 38, duas pistolas 765, dois revólveres 32 e também duas escopetas 32.

Ele lembra que demorou seis dias para que a primeira arma fosse entregue na Casa da Paz localizada na Bahia, onde a iniciativa foi criada. "Já esperamos mais armas esta semana, pois várias pessoas estão ligando em busca de informações".

Clóvis Nunes explicou que na Bahia foram recolhidas 4.600 armas em dois anos de projeto. Além disso, a violência na cidade de Feira de Santana diminuiu 51% desde que a ONG foi implantada.

Anonimato

Clóvis ressaltou que um dos principais fatores que fizeram com que as pessoas resolvessem entregar as armas é a garantia de anonimato. "O Estatuto do Desarmamento garante isso", diz.

O idealizador e coordenador do MovPaz lembrou que para levar o material até a Casa da Paz é necessário emitir uma guia de transporte através do web site www.entreguesuaarma.gov.br. Esse registro assegura que o indivíduo não será preso caso seja parado pela polícia. 

Fonte: Diario do Nordeste




Nenhum comentário:

Postar um comentário