O Projeto de Lei que trata da regulamentação do Centro de Triagem de Veículos Pesados para Carregamento e Estacionamento de Caminhões, de autoria do presidente do Legislativo, Airton Callai foi discutido em Audiência Pública, realizada na noite desta quarta-feira (25), no Auditório da Câmara Municipal, em Lucas do Rio Verde.
A Audiência teve como principal objetivo esclarecer a população de como será o funcionamento do estacionamento e ouvir as sugestões e melhorias na proposta que apresentada pelo Poder Legislativo.
De acordo com o autor, a finalidade do projeto e sua preocupação, é com a qualidade de vida dos motoristas e a segurança deles e de seus veículos, além de diminuir o tráfego de veículos pesados nas ruas da cidade. “O estacionamento é um centro de triagem voltado a atender os caminhoneiros que vêm a Lucas do Rio Verde buscar, principalmente, os produtos da safra. A ideia, com a implantação desse estacionamento, é garantir conforto e dignidade aos profissionais que fazem o escoamento da produção local. Além de oferecer segurança e conforto, a implantação desse centro de triagem diminui um problema comum nesses períodos, à presença dos caminhões em áreas residenciais”, explicou Callai.
Para o diretor financeiro da SINTRONORMAT – Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário do Norte de Mato Grosso, Ivanor Fiori, a iniciativa do projeto é louvável e só tende a melhorar a qualidade de vida dos motoristas. “Parabéns a vocês do Legislativo por este projeto. Agradeço o que vocês estão fazendo pela classe, pelo motorista, trabalhador, que hoje, na verdade, pra você ter uma ideia, nós já tivemos muitos problemas com empresas do município, que não tem um estacionamento pra deixar um motorista lá dentro. Isso pra mim, já é desumano. Motorista pra mim, já é um trabalhador que é sofrido, agora o motorista tem que ficar 24horas numa fila de 2km pra poder ir ao banheiro. Até, inclusive, se tem conhecimento de motoristas que deixaram o caminhão na fila e foi tomar banho a mil, dois mil metros e ao voltar percebeu que foi lesado, roubaram bateria, tacógrafo, enfim, não tem segurança. Fico contente em ouvir isso e acredito que vai dar certo”, desabafou.
Callai fez um levantamento positivo da Audiência, com a presença de pessoas envolvidas e interessadas na questão, onde os vereadores puderam apresentar o projeto e a sua importância para a classe e as pessoas presentes puderam apresentar propostas e opiniões interessantes e relevantes para a adequação do tema proposto e que serão analisadas e sendo pertinentes serão inseridas nas alterações no Substitutivo do Projeto original proposto. “Acredito que ficou bem claro para todos que o objetivo do nosso projeto é trazer mais qualidade, segurança e conforto para os motoristas. Além disso, ficou constatado que todos os motoristas pagam para usar banheiro ou para pernoitas em todas as paradas, no entanto, não tem segurança nenhuma”, esclareceu Callai, dizendo que ficará a cargo das empresas credenciadas, a possibilidade de colocar dentro do estacionamento outros serviços essenciais como, escritórios das transportadoras e despachantes, a fim de facilitar ainda mais a vida dos motoristas.
O presidente do Legislativo disse também que agora é preciso que as empresas que fazem uso do serviço de transporte de veículos pesado se ajustem a esse projeto melhorando a logística dentro da empresa, agilizando o processo de chamamento para carga e descarga e também da emissão de notas aos caminhões já carregados, que hoje pode levar até 48 horas para ser emitida. “As empresas terão que se adequar as novas normas e assumir sua responsabilidade social. Alocando os caminhões em um local apropriado até que finalize todo o processo de liberação da carga para que então o motorista possa seguir viagem”, finalizou Callai.
Fonte: Expresso MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário