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Enquanto no Brasil a recente Lei do Descanso – 12.619 – provoca
discussões e resistências, nos Estados Unidos a jornada de trabalho do
motorista de transporte de carga é regulamentada desde 1940. De vez em
quando, a lei muda – para aumentar o descanso. A última vez foi em dezembro
do ano passado: o limite de horas ao volante foi reduzido de 82 para 70 horas
semanais.
O caminhoneiro norte-americano pode trabalhar até 14 horas por dia. No
volante, não pode passar de 11 horas. Nas outras três, o caminhão tem que
estar parado. E ao fim das 11 (ou das 14) horas, ele tem que fazer um
descanso de 10 horas.
Esses limites refletem o resultado de pesquisas que avaliaram a fadiga
dos motoristas nas estradas, disse o secretário de Transporte dos Estados
Unidos (equivalente a ministro no Brasil), Ray LaHood, quando o governo
propôs a lei atual.
Conforme dados do Instituto de Seguros dos Estados Unidos para
Segurança Estradas, o risco de acidente, para o motorista de caminhão que
fica ao volante mais de oito horas, é mais que o dobro do motorista
descansado.
Esses limites de jornada de trabalho são parecidos com os que estão em vigor no Brasil. Os motoristas americanos reclamam. Não do salário, que lá é melhor que aqui. Mas eles também sofrem pressões das empresas para cumprir horários impossíveis. Outra queixa é uma coisa só deles: são obrigados a anotar, num diário de bordo, os horários que cumpriram a cada dia. É o diário que os inspetores vão verificar, na estrada.
Lá, a fiscalização é coisa séria – e a punição pode ser cadeia. Em
2011, os 12 mil inspetores federais e estaduais que fiscalizam os 7 milhões
de caminhões existentes no país, realizaram 3,5 milhões de abordagens e
verificações nas rodovias, resultando na comprovação de 1,2 milhões de
violações. Desse total, quase metade – 578 mil – foi constatada no diário de
motoristas: excesso de horas de trabalho, falsos diários, preenchimento
desatualizado ou incorreto. A multa por não manter o diário atualizado é de 1
mil dólares por dia, podendo atingir até o valor máximo de 10 mil – mais de
R$ 20 mil.
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Fonte: Revista
Carga Pesada
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sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
LEI DO DESCANSO: NOS ESTADOS UNIDOS, O ASSUNTO É SÉRIO
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