quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Expectativa da ''Lei do descanso'' é reduzir número de acidentes



Grande parte das empresas de transporte de cargas e passageiros já orienta seus funcionários ao cumprimento da ''Lei do Descanso'', que prevê jornada máxima de 8 horas, com 11 de descanso e uma parada de 30 minutos a cada 4 horas


Para as entidades sindicais de motoristas e empregadores, o início da autuação de condutores que  descumprem a legislação marca um período de maiorsegurança nas rodovias federais.

Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat), Eleus Vieira de  Amorim comemora a decisão da Justiça Federal, que suspendeu uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), recomendando a não autuação de infratores. Para o sindicalista, o início da fiscalização significa vitória de todo o segmento detransporte rodoviário. “Esperamos  que o número de acidentes reduza com o cumprimento  da jornada, pois quem está na estrada precisa descansar”.


Ao contrário do que pregam muitos condutores, Amorim acredita que a aplicação da “Lei do Descanso” melhorará  o setor como um todo. “As transportadoras sérias serão beneficiadas. As empresas que trabalham às margens da lei, verão o seu espaço reduzir”.


Mesma percepção possui o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), José Hélio Macedo, que já realizou eventos em parceria com os sindicatos. “Mesmo com a recomendação, fizemosencontros com motoristas em vários pontos do Estado e todos foram favoráveis ao descanso”.


Macedo pontua que, caso uma empresa force seus motoristas a não cumprirem a jornada ou exerçam algum tipo de pressão, os trabalhadores devem denunciar o assédio junto ao Ministério do Trabalho.

Fonte: Cenario Mt

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