Grande parte das empresas de transporte de cargas e
passageiros já orienta seus funcionários ao cumprimento da ''Lei do Descanso'',
que prevê jornada máxima de 8 horas, com 11 de descanso e uma parada de 30
minutos a cada 4 horas
Para as
entidades sindicais de motoristas e empregadores, o início da autuação de
condutores que descumprem a legislação marca um período de maiorsegurança nas
rodovias federais.
Presidente
do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat),
Eleus Vieira de Amorim comemora a decisão da Justiça Federal, que
suspendeu uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran),
recomendando a não autuação de infratores. Para o sindicalista, o início da
fiscalização significa vitória de todo o segmento detransporte rodoviário.
“Esperamos que o número de acidentes reduza com o cumprimento da
jornada, pois quem está na estrada precisa descansar”.
Ao
contrário do que pregam muitos condutores, Amorim acredita que a aplicação da
“Lei do Descanso” melhorará o setor como um todo. “As transportadoras
sérias serão beneficiadas. As empresas que trabalham às margens da lei, verão o
seu espaço reduzir”.
Mesma
percepção possui o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), José Hélio
Macedo, que já realizou eventos em parceria com os sindicatos. “Mesmo com a
recomendação, fizemosencontros com
motoristas em vários pontos do Estado e todos foram favoráveis ao descanso”.
Macedo
pontua que, caso uma empresa force seus motoristas a não cumprirem a jornada ou
exerçam algum tipo de pressão, os trabalhadores devem denunciar o assédio junto
ao Ministério do Trabalho.
Fonte:
Cenario Mt
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