terça-feira, 11 de junho de 2013

Contran vai multar caminhões de carga sem lonas ou telas em R$ 127



Risco nas estradas brasileiras: muitos caminhões viajam com a carga aberta, sem proteção nenhuma. A partir do dia 30, essa infração vai ser punida com multa.

Pedras de brita caem da carroceria de um caminhão na estrada. Outros motoristas também rodam com a carga desprotegida. Pneus presos apenas por cordas, terra, cimento, blocos. Val mostra as consequências no parabrisa do carro. “Pedras da estrada. tem três pontos já quebrados, a gente põe aquele adesivo até uma hora poder parar e trocar o parabrisa. E troca e depois quebra de novo”, diz Val de Almeida, marchand .

Leandro transporta telhas e cimento. Admite que raramente cobre os materiais. “Facilita, você vai chegar lá, vai ter que mexer com isso de novo, não vai ter necessidade, não vai chover”, declara Leandro Custório de Jesus

Para as rodovias, a falta de cuidado custa caro. “No sacudir do caminhão e o próprio vento da turbulência da viagem, essa brita cai na estrada ela também prejudica o pavimento e a sinalização”, diz Osias Baptista, especialista em transporte.

Os caminhoneiros são obrigados a proteger a carga com lonas ou telas, mas o código de trânsito brasileiro não especificava qual era a multa em caso de descumprimento. Agora, a resolução do Contran estabelece a punição.

A multa grave será de R$ 127. A medida vale para grãos, materiais de construção, entulho e até legumes e frutas. “Aquele motorista que estiver sem a lona ao transportar qualquer produto sólido a granel ele vai ser tipificado, ou seja, vai ser autuado na falta de equipamento obrigatório ou no equipamento obrigatório estando deficiente”, alerta Aristides Junior, inspetor da PRF

Pela nova regra, os policiais vão poder multar caminhões que estiverem trafegando com a carga exposta. Não será obrigatório abordar o motorista, basta anotar a placa, e o dono do veículo vai receber a notificação.

Fonte: Bom Dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário