As multas aplicadas por radares no trecho da BR
101 Norte que vai do Vitória Apart Hospital até o trevo da Contauto, na Serra,
têm irritado muitos motoristas,
que querem ter as notificações anuladas. Os radares ficam próximos aos
semáforos e servem para flagrar excesso de velocidade e avanço de sinal.
Além de se dizerem pegos de surpresa, esses condutores contestam o limite de velocidade na via – de 60km/h nas pistas centrais e 40km/h nas laterais. Esse limite já chegou a ser criticado, inclusive, por associações de comerciantes da Serra, que pediram ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que seja reavaliado.
Analista de sistemas Thiago Zandomênico, de 32 anos, revela que já levou 22 multas no trecho do Vitória Apart até as proximidades da agência dos Correios de Carapina. "Só fiquei sabendo que os radares multavam quando chegou a primeira autuação", diz.
Thiago disse que recorreu das multas ao Dnit e está aguardando o recurso ser julgado. "Já tomei quatro multas em quatro horas. Na pista do canto, a velocidade é muito baixa, e se você passa a 45km/h já é multado", argumenta.
Colega de trabalho de Thiago, o universitário Glauber Eller, 26, foi multado três vezes. Ele alega que a existência dos radares e o início das multas não foi bem divulgado para os condutores.
"É importante informar à população da melhor forma possível antes de começar a multar", frisa. Os dois amigos esperam agora que todas as multas aplicadas pelos radares sejam anuladas pelo Dnit, como já fez o governo do Estado em anos anteriores para autuações na ES 010.
Rodoviários - Quem também quer ter anuladas as autuações são os rodoviários que atuam nos ônibus do Sistema Transcol. O presidente do Sindirodoviários, Edson Bastos, revela que até agora 638 multas chegaram ao sindicato. "Já fizemos uma reunião com o Dnit, com a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e com o GVBus - sindicato das empresas de transporte coletivo.
Além de se dizerem pegos de surpresa, esses condutores contestam o limite de velocidade na via – de 60km/h nas pistas centrais e 40km/h nas laterais. Esse limite já chegou a ser criticado, inclusive, por associações de comerciantes da Serra, que pediram ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que seja reavaliado.
Analista de sistemas Thiago Zandomênico, de 32 anos, revela que já levou 22 multas no trecho do Vitória Apart até as proximidades da agência dos Correios de Carapina. "Só fiquei sabendo que os radares multavam quando chegou a primeira autuação", diz.
Thiago disse que recorreu das multas ao Dnit e está aguardando o recurso ser julgado. "Já tomei quatro multas em quatro horas. Na pista do canto, a velocidade é muito baixa, e se você passa a 45km/h já é multado", argumenta.
Colega de trabalho de Thiago, o universitário Glauber Eller, 26, foi multado três vezes. Ele alega que a existência dos radares e o início das multas não foi bem divulgado para os condutores.
"É importante informar à população da melhor forma possível antes de começar a multar", frisa. Os dois amigos esperam agora que todas as multas aplicadas pelos radares sejam anuladas pelo Dnit, como já fez o governo do Estado em anos anteriores para autuações na ES 010.
Rodoviários - Quem também quer ter anuladas as autuações são os rodoviários que atuam nos ônibus do Sistema Transcol. O presidente do Sindirodoviários, Edson Bastos, revela que até agora 638 multas chegaram ao sindicato. "Já fizemos uma reunião com o Dnit, com a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e com o GVBus - sindicato das empresas de transporte coletivo.
Nosso pedido é que as multas
sejam canceladas, mas eles afirmaram que o caminho era recorrer. Esse recurso vai
para Brasília, e não sabemos como e quando será julgado", queixa-se.
Manifestação - Um protesto, fechando a via, deve ser feito pela categoria, segundo Bastos, a qualquer momento. "Não é só o motorista de ônibus que está sendo
prejudicado", alega.
Em nota, o Dnit afirmou que o trecho é considerado crítico, e deve-se garantir a segurança de quem trafega pela rodovia.
O departamento informa que as multas começaram a ser aplicadas em outubro e que antes os radares funcionavam em caráter educativo. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, para que a velocidade limite seja aumentada, a rodovia teria de receber obras de adequação, mas ainda não há previsão de quando isso deve ocorrer.
Análise - Limite de 40km/h é muito restritivo.
O trecho da BR 101 Norte em questão tem esses limites de velocidade por ser uma via onde há grande quantidade de lojas, de cruzamentos e circulação de
pessoas. O argumento é esse. É preciso, porém, ver o critério de cálculo utilizado para se chegar a esses limites.
Particularmente, mesmo sem fazer cálculos, acho que se a velocidade fosse de 80km/h na principal e 60km/h na lateral seria razoável, visto que o limite de
40km/h é bastante restritivo. A fiscalização pelos radares, no entanto, deve continuar existindo, com certeza.
Aeroporto: multas começaram nesta segunda - Os radares implantados pelo Dnit na Reta do Aeroporto, no Km 0,7 da BR 101 Norte, começaram ontem a multar os motoristas que excedem a velocidade permitida. O limite no trecho é de 80km/h, e a fiscalização ocorre nos dois sentidos da via.
Fonte:A Gazeta - ES
Manifestação - Um protesto, fechando a via, deve ser feito pela categoria, segundo Bastos, a qualquer momento. "Não é só o motorista de ônibus que está sendo
prejudicado", alega.
Em nota, o Dnit afirmou que o trecho é considerado crítico, e deve-se garantir a segurança de quem trafega pela rodovia.
O departamento informa que as multas começaram a ser aplicadas em outubro e que antes os radares funcionavam em caráter educativo. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, para que a velocidade limite seja aumentada, a rodovia teria de receber obras de adequação, mas ainda não há previsão de quando isso deve ocorrer.
Análise - Limite de 40km/h é muito restritivo.
O trecho da BR 101 Norte em questão tem esses limites de velocidade por ser uma via onde há grande quantidade de lojas, de cruzamentos e circulação de
pessoas. O argumento é esse. É preciso, porém, ver o critério de cálculo utilizado para se chegar a esses limites.
Particularmente, mesmo sem fazer cálculos, acho que se a velocidade fosse de 80km/h na principal e 60km/h na lateral seria razoável, visto que o limite de
40km/h é bastante restritivo. A fiscalização pelos radares, no entanto, deve continuar existindo, com certeza.
Aeroporto: multas começaram nesta segunda - Os radares implantados pelo Dnit na Reta do Aeroporto, no Km 0,7 da BR 101 Norte, começaram ontem a multar os motoristas que excedem a velocidade permitida. O limite no trecho é de 80km/h, e a fiscalização ocorre nos dois sentidos da via.
Fonte:A Gazeta - ES
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