Um novo modal logístico de contêineres ferroviários implantado
pela ArcelorMittal Tubarão para o transporte de calcário está retirando de
circulação uma média de mil caminhões por mês das estradas que ligam o Espírito
Santo a Minas Gerais. Segundo Julio César da Silva, especialista de
Abastecimento da ArcelorMittal Tubarão, de abril de 2010 - ano em que começou a
funcionar a nova modalidade - a junho deste ano, deixaram de circular 15,2 mil
caminhões, o que evitou a emissão de 3,58 milhões de toneladas de CO2.
"O projeto é inédito no país, já que o calcário é
transportado em contêiner nos vagões", diz. Antes da iniciativa o
transporte do produto era feito em vagão aberto.
O novo modal também traz a vantagem de movimentar grandes volumes
com mais eficiência. É o caso do calcário, cuja demanda mensal da
empresa hoje é de 22 mil toneladas, podendo chegar a 50 mil. A adoção do modal
trouxe um aumento da segurança no trânsito, resultado da redução no número de
carretas de grande peso circulando nas rodovias - uma média de 30 por dia.
"Outra vantagem é que a degradação do calcário atingiu níveis mínimos,
menos que 3%", diz.
Silva afirma que a operacionalização do modal é simples. Após
serem carregados, os contêineres são transportados por 21 quilômetros em via
terrestre até o terminal para embarque na ferrovia, onde é realizada a mudança
de modal. "Nessa etapa, a carga é transportada em vagões com dois
contêineres de até 28 toneladas cada".
Fonte: Valor
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