Objetivo é
discutir e alterar a lei 12.619, conhecida como 'lei do descanso'
Bancada do Transporte Rodoviário se reuniu nesta terça, na Câmara.
Bancada do Transporte Rodoviário se reuniu nesta terça, na Câmara.
Deputados federais da bancada do transporte rodoviário de carga se
reuniram na tarde desta terça-feira (18) na Câmara dos Deputados para reforçar
pedido feito ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), de instalar
uma comissão especial para alterar a lei 12.619, que estabelece normas para a
profissão de caminhoneiro.
A lei, conhecida como a "lei do descanso", obriga que
caminhoneiros façam paradas de 11 horas ao fim de cada jornada. Estabelece
ainda descanso de meia hora a cada quatro horas na direção. No entanto,
representantes dos caminhoneiros dizem que as normas vão trazer prejuízos para
a categoria. Alegam ainda que as estradas não têm condições necessárias para
que se façam paradas de 11 horas.
Por meio da comissão especial, deputados poderão levar sugestões de seus
estados para elaborar um novo projeto de lei e modificarpontos controversos.
Além disso, na comissão especial o trâmite do projeto é mais rápido do que se
tivesse de passar pelas comissões fixas.
Uma das sugestões levantadas entre os
deputados da bancada para resolver o impasse das horas de descanso é a criação
de uma nova categoria no Transporte Rodoviário de Carga, que diferencie o
motorista empregado do motorista autônomo.
"O caminhoneiro autônomo é diferente do empregado. Autonômo, se
quiser trabalhar sábados e domingos, é o dono do caminhão dele. Ele tem essa
liberdade. Ele não é empregado, é empresário. Já o trabalhador teria
que respeitar a lei da CLT", afirmou o coordenador do Movimento União
Brasil Caminhoneiro do Paraná, Neori Tigrão, que esteve presente à reunião
desta terça.
Todas as reivindicações reunidas pelos deputados da bancada serão
incluídas em um único projeto que será apresentado e discutido na comissão
especial.
Na semana passada, deputados da bancada encaminharam um requerimento à
Casa Civil pedindo a prorrogação da fiscalização da lei do descanso. Diante das
alegações do caminhoneiros sobre as dificuldades de cumprirem as regras, o
Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou resolução que recomenda a
fiscalização somente em estradas com pontos de parada adequados para o descanso
dos caminhoneiros. Na resolução, o Contran deu prazo de 180 dias para que os
ministérios dos Transportes e do Trabalho apresentem uma lista de rodovias com
as condições necessárias para parada e descanso dos motoristas.
Na avaliação do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), coordenador da
bancada do tranporte rodoviário, a comissão especial só deve ser instalada
depois do primeiro turno das eleições. Para ele, o prazo é curto para fazer uma
nova lei.
"Pedimos um prazo de 240 dias, mas o governo concedeu só 180 dias.
Temos prazo curto de apenas seis meses para fazer uma revisão na lei",
disse. Marquezelli defende que a discussão da nova lei seja feita com
"mais discussão com a classe, com a categoria".
Fonte: G1
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