Na Aldeota, no trecho
entre a Desembargador Leite Albuquerque e a Coronel Jucá, falta a sinalização
horizontal
Trafegar em Fortaleza de carro, ônibus, moto ou bicicleta já é complicado pelo excesso de veículos na cidade. Porém, a falta de sinalização adequada em diversos cruzamentos importantes, alguns que dão até acesso a pontos turísticos, confunde os motoristas, aumentando o risco de acidentes graves. Essa realidade é vivenciada diariamente.
Trafegar em Fortaleza de carro, ônibus, moto ou bicicleta já é complicado pelo excesso de veículos na cidade. Porém, a falta de sinalização adequada em diversos cruzamentos importantes, alguns que dão até acesso a pontos turísticos, confunde os motoristas, aumentando o risco de acidentes graves. Essa realidade é vivenciada diariamente.
Na Avenida Washington Soares, por exemplo, depois da conclusão do
viaduto que dá acesso ao Porto das Dunas e Prainha, quem vem do bairro
Messejana, sentido Beach Park, não pode mais dobrar à direita na Avenida
Maestro Lisboa. Contudo, a sinalização horizontal da avenida continua indicando
que a conversão é permitida.
Além disso, não há placas verticais visíveis informando a proibição. O motorista só descobre que não pode fazer a conversão quando já está na contramão, pois há uma pequena placa no meio da rua. A reportagem flagrou motoristas entrando na contramão e outros parando no meio da avenida à procura de um acesso permitido.
Os condutores que precisam chegar ao Porto das Dunas tem duas opções: fazer o retorno a dois quilômetros, próximo à Avenida Oliveira Paiva, ou pegar um atalho em uma das ruas perpendiculares à Avenida Washington Soares. O gerente do posto de gasolina, localizado entre as duas avenidas, Francisco Antônio Vieira, afirma que dezenas de pessoas, inclusive turistas, param para pedir informações. "Já vi vários motoristas tentando entrar na contramão. Indicamos o retorno a dois quilômetros".
Do outro lado da cidade, no cruzamento entre as ruas Paroaras e Eldorado e a Avenida Juscelino Kubitschek, no Passaré, não há sinalizações verticais ou horizontais. Portanto, todas as conversões são permitidas. A situação, além de gerar acidentes, impossibilita a passagem de pedestres e ciclistas.
Para se ter uma ideia, os semáforos localizados nas ruas dos Paroaras e Eldorado permitem o fluxo das duas vias ao mesmo tempo. Diante disso, enquanto o veículo que está na rua das Paroaras dobra à direita na Juscelino Kubitschek, o outro que está na Eldorado tenta seguir em frente. O resultado é que os dois carros acabam se encontrando no meio da avenida. Quando vários veículos tentam fazer isso ao mesmo, tempo o trânsito vira um caos.
Aldeota
No meio da Aldeota, entre os cruzamentos da Rua Desembargador Leite Albuquerque com Coronel Jucá, há cerca de um mês, o trecho foi restaurado, mas a sinalização horizontal não foi refeita. O resultado são colisões diárias e grandes congestionamentos. Eduardo Ferreira é porteiro de um clube localizado no cruzamento das ruas. Ele diz já ter visto muitos acidentes e afirma que a diretoria do lugar já ligou diversas vezes para a AMC, mas nada foi feito.
O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), responsável pela sinalização na Avenida Washington Soares, garantiu que vai fazer um análise na Avenida Maestro Lisboa para implantar a sinalização necessária. A respeito da distância entre o retorno que dá acesso ao Porto das Dunas para quem vem de Messejana, o Detran destaca que não há mais espaço na avenida para a construção de outro retorno, então o motorista tem de usar a conversão atual.
Segundo a AMC, uma equipe técnica irá, ainda esta semana, analisar a situação no cruzamento entre as ruas Paroaras, Eldorado e a Avenida Juscelino Kubitschek e providenciar a sinalização. Já no cruzamento da Aldeota, o órgão diz que há a sinalização vertical no local e promete a horizontal.
KARLA CAMILA
REPÓRTER
Além disso, não há placas verticais visíveis informando a proibição. O motorista só descobre que não pode fazer a conversão quando já está na contramão, pois há uma pequena placa no meio da rua. A reportagem flagrou motoristas entrando na contramão e outros parando no meio da avenida à procura de um acesso permitido.
Os condutores que precisam chegar ao Porto das Dunas tem duas opções: fazer o retorno a dois quilômetros, próximo à Avenida Oliveira Paiva, ou pegar um atalho em uma das ruas perpendiculares à Avenida Washington Soares. O gerente do posto de gasolina, localizado entre as duas avenidas, Francisco Antônio Vieira, afirma que dezenas de pessoas, inclusive turistas, param para pedir informações. "Já vi vários motoristas tentando entrar na contramão. Indicamos o retorno a dois quilômetros".
Do outro lado da cidade, no cruzamento entre as ruas Paroaras e Eldorado e a Avenida Juscelino Kubitschek, no Passaré, não há sinalizações verticais ou horizontais. Portanto, todas as conversões são permitidas. A situação, além de gerar acidentes, impossibilita a passagem de pedestres e ciclistas.
Para se ter uma ideia, os semáforos localizados nas ruas dos Paroaras e Eldorado permitem o fluxo das duas vias ao mesmo tempo. Diante disso, enquanto o veículo que está na rua das Paroaras dobra à direita na Juscelino Kubitschek, o outro que está na Eldorado tenta seguir em frente. O resultado é que os dois carros acabam se encontrando no meio da avenida. Quando vários veículos tentam fazer isso ao mesmo, tempo o trânsito vira um caos.
Aldeota
No meio da Aldeota, entre os cruzamentos da Rua Desembargador Leite Albuquerque com Coronel Jucá, há cerca de um mês, o trecho foi restaurado, mas a sinalização horizontal não foi refeita. O resultado são colisões diárias e grandes congestionamentos. Eduardo Ferreira é porteiro de um clube localizado no cruzamento das ruas. Ele diz já ter visto muitos acidentes e afirma que a diretoria do lugar já ligou diversas vezes para a AMC, mas nada foi feito.
O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), responsável pela sinalização na Avenida Washington Soares, garantiu que vai fazer um análise na Avenida Maestro Lisboa para implantar a sinalização necessária. A respeito da distância entre o retorno que dá acesso ao Porto das Dunas para quem vem de Messejana, o Detran destaca que não há mais espaço na avenida para a construção de outro retorno, então o motorista tem de usar a conversão atual.
Segundo a AMC, uma equipe técnica irá, ainda esta semana, analisar a situação no cruzamento entre as ruas Paroaras, Eldorado e a Avenida Juscelino Kubitschek e providenciar a sinalização. Já no cruzamento da Aldeota, o órgão diz que há a sinalização vertical no local e promete a horizontal.
KARLA CAMILA
REPÓRTER
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