Novas ações do governo federal farão alerta para prevenir desastres nas estradas durante a Semana Santa
Brasília. O Ministério das Cidades lançou ontem uma campanha nacional para alertar motoristas sobre os riscos de acidentes nas estradas durante o feriado da Semana Santa, quando o fluxo de veículos deve se intensificar. Peças publicitárias serão veiculadas na televisão e no rádio e haverá a distribuição de panfletos informativos para a população até o domingo.
Com o slogan "No Trânsito Você é Responsável pela Vida de Quem Vai e de Quem Vem", a campanha publicitária tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre a responsabilidade de suas decisões ao conduzir um veículo.
Neste ano, o governo optou por dar enfoque aos cuidados que se deve ter antes de realizar uma ultrapassagem. Apenas no ano passado, tentativas arriscadas causaram a morte de 2.685 pessoas no país. O número representa 31% do total de óbitos nas estradas em 2011, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
Em maio do ano passado, o Denatran e o Ministério das Cidades firmaram o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes. A campanha educativa faz parte do plano de metas do Brasil com a Organizações das Nações Unidas (ONU). O país terá de reduzir em 50% o número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito até o ano 2020.
"Nós vamos conscientizar a população de que é importante trafegar com extrema segurança. Está comprovado que a cada campanha existe a resposta da população. Por isso, nós estamos elaborando uma campanha permanente, consolidada e continuada", frisou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
Lei seca
No lançamento da campanha, Aguinaldo Ribeiro comentou a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), da semana passada, de usar apenas o bafômetro ou exame de sangue para comprovar embriaguez ao volante.
"A Lei Seca foi uma conquista para o país e não podemos ter nenhuma relativização que a ponha em dúvida. O direito à vida está acima de tudo", ressaltou o ministro das Cidades.
Câmara
Para confrontar os argumentos de que a medida do Superior Tribunal de Justiça enfraqueceu a legislação, Aguinaldo Ribeiro também garantiu que irá se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), ainda esta semana para tratar de uma possível modificação na Lei Seca atual que a torne mais rígida, sem dar qualquer detalhe de como a mudança poderá ser feita.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário