terça-feira, 24 de abril de 2012

Obras já causam engarrafamento



Para fugirem do caos, alguns motoristas desviaram o caminho pela Avenida Rogaciano Leite ou pela BR-116

As intervenções da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) na Avenida Raul Barbosa tiveram início, ontem pela manhã, e já causaram transtornos no trânsito do local. A obra tem como objetivo a implantação da tubulação do macrossistema de esgoto. A expectativa é de que as duas etapas sejam concluídas em 90 dias.

A primeira intervenção é realizada no trecho entre as ruas Coronel Gonçalo e Tenente João Albano. A segunda, que vai começar após a liberação da primeira, será entre a Rua Tenente João Albano e a Tenente Jaime Andrade.

Durante a manhã de ontem, o tráfego de veículos era intenso em toda a via. Carros, motos e caminhões disputavam qualquer espaço para conseguir chegar ao seu destino o mais rápido possível.

A todo momento, era possível ouvir muitas buzinas. Algumas vezes, os motoristas chegaram a discutir uns com os outros devido à irritação causada pela lentidão do trânsito.

Quem queria sair do estacionamento dos estabelecimentos comerciais, localizados próximos à avenida, teve muita dificuldade. Além de quase não ter espaço na via, por causa do trânsito, os outros motoristas também não ajudavam.

"O que já era ruim está muito pior. Todos sabem que o trânsito por aqui é muito complicado. Agora, os problemas com certeza vão aumentar. Espero que isso não atrapalhe o fluxo de clientes nos estabelecimentos comerciais próximos à via", afirmou o empresário Gessé Pereira.

Ele comentou que os horários em que o trânsito fica pior são no início da manhã e no fim da tarde. Nestes períodos, Pereira considera quase uma missão impossível trafegar por toda a via.

O empresário espera que nenhum acidente entre veículos ocorra durante toda a duração da obra para que os transtornos não aumentem. "Se algum problema acontecer em qualquer local da avenida, o trânsito vai parar", acredita.

O dentista Osvaldo Torres considera que a solução para fugir do trânsito será procurar outras vias para trafegar. "A BR-116 e a Avenida Rogaciano Leite são boas opções a partir de agora. Espero que nem todo mundo tenha a mesma ideia".

Torres acredita que, mesmo que a Cagece e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) tenham criado um plano para diminuir os problemas, isso dificilmente vai acontecer. "O número de veículos que passa todos os dias por aqui é muito grande e vai demorar para as pessoas se acostumarem com todas as mudanças", avalia.

Benefícios

De acordo com o diretor de engenharia da Cagece, Flávio Joaquim, a obra irá ser dividida em duas etapas, cada uma com 45 dias de duração. A tubulação do macrossistema de esgoto vai coletar a água vinda de vários bairros da Capital e vai dar um destino para esses resíduos. Nessa obra, serão assentados 400 metros de linha de recalque de 1.200mm em ferro fundido.

"Esse é um coletor de grande porte, estão sendo assentados 22 quilômetros de tubulação. Essa tubulação vai levar a água utilizada pela população para o seu destino correto: o oceano", explicou Joaquim.

Segundo o diretor de engenharia, no sentido Aeroporto/Aldeota, duas faixas irão ser interditadas. Sendo assim, como a pista tem três faixas, uma delas permanecerá para o tráfego Aeroporto/Aldeota.

Uma das faixas da outra pista, normalmente no sentido Aldeota/Aeroporto, será reorientada para o sentido Aeroporto/ Aldeota, explica Flávio Joaquim.

"Realizamos estudos junto com a AMC para dar condições mínimas de impacto no trânsito. Mesmo com o planejamento, sabemos que teremos dificuldades no trânsito da avenida. Mas foi a maneira mais racional que encontramos de fazer essa obra".

Investimento

Nessa obra do macrossistema de esgoto de Fortaleza, serão construídas três estações elevatórias de esgoto na Capital. O serviço beneficiará, diretamente, 235 mil pessoas, em 20 bairros e irá esgotar as sub-bacias da Capital às margens do Rio Cocó.

O macrossistema está recebendo investimentos no valor total de R$ 78,8 milhões, sendo R$75 milhões pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o restante de R$ 3,8 milhões pelo governo do Estado.

Intervenções

90 dias é o prazo de conclusão das duas etapas da obra. A primeira fase é realizada no trecho entre as ruas Coronel Gonçalo e Tenente João Albano

THIAGO ROCHA
ESPECIAL PARA CIDADE




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