sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Novo túnel ligará Av. Washington Soares ao Iguatemi


Via terá, em breve, cinco "trincheiras" que podem reduzir os engarrafamentos e dar agilidade ao trânsito

Com o rosto suado, a expressão de cansado e há mais de 30 minutos "preso" no congestionamento na Avenida Engenheiro Santana Júnior, o representante comercial Luiz Valmar Coelho, 46, não vê a hora de encontrarem uma solução para o grave problema de mobilidade urbana na região, de grande circulação de pessoas e de serviços.

Para a sorte dele e de cerca de 52 mil motoristas que circulam diariamente pela Avenida Washington Soares, a construção de um novo túnel, que ligará a via ao Shopping Center Iguatemi, promete desafogar o tráfego e acabar com esse pesadelo.
A viabilidade da obra se dará por um convênio entre o Grupo Jereissati e o Governo do Estado do Ceará. Uma iniciativa muito bem-vinda e que custará ao cofres privados, conforme a Imobiliária Jereissati, R$ 6,5 milhões.

O túnel, com 200 metros de extensão, dará acesso direto para clientes e demais motoristas, eliminando, assim, o tempo perdido no atual semáforo na curva da Engenheiro Santa Júnior, motivo de engarrafamento no horário de pico, principalmente no começo da manhã e noite.

Os carros que procedem das avenidas Santos Dumont e Antônio Sales poderão "encurtar" o caminho, "mergulhando" na entrada do trecho subterrâneo em frente ao Iguatemi Empresarial.

Apesar de ser uma iniciativa privada, os benefícios serão de interesse público, segundo a Imobiliária Jereissati. A intervenção se juntará a tantas outras que pretendem melhorar a mobilidade urbana com a chegada da Copa do Mundo de 2014.

Prazos


Ainda sem prazos definido de entrega e finalização, o túnel em frente ao Iguatemi já está em fase de licitação, segundo informações da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Conforme o órgão, as propostas e os projetos estão sob análise da PGE para uma posterior liberação e início da construção.

Entretanto, a PGE alertou ainda que, apesar desse convênio com a iniciativa pública, os gastos com manutenção e quaisquer outros ônus serão de responsabilidade e gerência do grupo financiador.

Expectativa


Com as atuais quatro "trincheiras" que estão em obras em frente ao novo Centro de Eventos do Governo do Estado do Ceará, a Avenida Washington Soares passará a ter, em breve, cinco túneis. Daí, uma importante questão permanece no ar: assim, teremos uma maior fluidez dessa via tão complicada?

O atual superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE-CE), Quintino Vieira, se mostrou otimista. Acredita que, após a entrega da obra e com esse novo túnel em frente ao Iguatemi, a expectativa é de se reduzir, em 50%, a quantidade de veículos circulando pela Washington Soares.

Segundo Quintino, o projeto das quatro trincheiras já está 60% concluído e com previsão de entrega para março de 2012.

"Os túneis servirão para o escoamento do tráfego nas entradas para os estacionamentos do Centro de Eventos na altura da Rua Desembargador Manuel Sales e na Rua Firmino Rocha Aguiar. Com as opções, os trajetos vão acontecer por baixo da Avenida Washington Soares, eliminando dois semáforos e agilizar o fluxo para o Iguatemi, para a Universidade de Fortaleza (Unifor) e outros espaços", afirmou o superintendente.

A construção que está em execução há cerca de 13 meses trará, segundo Quintino, muitas melhorias, como a redução do tempo de viagem pela via, queda nos acidentes, diminuição da poluição e melhor qualidade de vida da população que diariamente tem de trafegar, por várias vezes, pela mesma avenida. Se há pessoas otimistas, outras temem que as intervenções não vão mudar tanto assim a geografia urbana. Para o balconista, Júlio Grego, 23, que anda de bicicleta por toda a cidade, a questão não seria de termos ou não novos túneis e "trincheiras" para desafogar o trânsito, mas, sim, da atual dependência de boa parte da população que privilegia o transporte individual em detrimento ao coletivo.

"Não vai servir muito fazer um monte de obras se cada dia se compra e se vende mais carros. Daqui mais uns anos, a Capital vai parar, ninguém mais vai sair do lugar mesmo", criticou.

No mesmo ponto da Avenida Washington Soares, há uma promessa de entrega de uma outra obra, a do Centro de Eventos do Ceará, que poderá ficar pronta também em 2012.

A estimativa final de entrega, segundo o superintendente do DAE, é já para abril do próximo ano. Orçado em cerca de R$ 437,4 milhões, o empreendimento será o segundo maior da América Latina, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento, e possui projeto arquitetônico inspirado em aspectos típicos da paisagem e artesanato cearenses. A fachada do local terá as cores e as formas das falésias do litoral leste cearense.

IVNA GIRÃO

REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário