terça-feira, 29 de novembro de 2011

Falta vacina contra gripe A no Estado



Treze pacientes do município estão com o vírus H1N1. São 286 suspeitos. Moradores aderem ao uso de máscaras cirúrgicas e álcool em gel. Situação é grave, mas não há vacina disponível


Para muitos moradores de Pedra Branca, a 261 quilômetros de Fortaleza, a rotina se encheu de cuidados desde que foram confirmados no município 13 casos de contaminação pelo vírus H1N1. E o número de vítimas da gripe suína (também chamada gripe “A”) tende a crescer apesar dos aparentes cuidados coletivos. Até ontem, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram notificados 286 casos suspeitos. E não há vacina disponível para imunizar toda a população.


Não há estoque de vacinas contra a gripe H1N1 na Sesa ou no Ministério da Saúde. A informação foi confirmada pelo coordenador de Promoção e Proteção à Saúde do Estado, Manoel Fonsêca. Ele explica que há um pequeno estoque disponível em Santa Catarina, mas praticamente todo está vencido. De acordo com o coordenador, a vacina que existia foi usada na campanha de imunização, realizada entre os meses de março e maio de 2010. Manoel Fonsêca afirma que uma nova campanha de vacinação só deve ocorrer em 2012.


Enquanto isso, a população de Pedra Branca tenta se proteger. As máscaras cirúrgicas sumiram das farmácias e estão em muitos rostos. Assim como os tubos de álcool em gel, que, desde a semana passada, quando os primeiros casos foram confirmados, tornaram-se populares.


Na loja em que trabalha Cícera Elândia, 20, usar máscaras foi opção dos funcionários. “A gente, por falta de informação, começou essa prevenção. Não vamos ficar com o rosto desprotegido. Nunca se sabe quem a gente atende aqui, se a pessoa teve contato com alguém gripado. Fizemos essa prevenção porque ninguém se manifestou sobre como agir”, diz. “Infelizmente, a gente não cumprimenta mais ninguém pegando na mão”, lamentava.
Dúvidas


Na Praça Leonardo Mota, as dúvidas sobre o vírus H1N1 se espalham. “Quem tomou a vacina pode pegar a doença?”, questionava um mototaxista. “Não imaginava que essa doença vinha pra cá. Ninguém tinha ouvido falar”, comentava uma dona de casa. “Ouvi dizer que é menos grave que a dengue porque pra essa gripe tem remédio”, dizia a amiga.


Para tentar esclarecer a população, a secretaria da Saúde do município investe em informação. A secretária Tânia Parente se reuniu com coordenadores escolares e profissionais da saúde. “Nossa orientação é de que qualquer pessoa que tenha um início de gripe procure o hospital”, diz. Cartazes informativos foram postos em vários pontos da cidade. (Colaborou Rosa Sá)

Onde


ENTENDA A NOTÍCIA
Pedra Branca fica no Sertão Central cearense e tem cerca de 43 mil habitantes. Dezessete mil foram vacinados contra a gripe A, na campanha de 2010. Foram cerca de 94% das crianças com menos de 1 ano e 95% dos idosos.

Mariana Lazari
marianalazari@opovo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário