O Movimento União Brasil Caminhoneiro publicou comunicado em que já admite a possibilidade do fracasso do movimento, conforme previsto pelo Estradas.com.br as 9h00 de hoje.
Embora vários itens da pauta do MUBC merecem atenção, ficou claro de que a paralisação e a pauta só apareceu depois que foi aprovada a lei que estebelece limite de tempo de direção. Ficou no ar a sensação de que o movimento buscava atender interesse de transportadoras, que reclamam da nova legislação e de parcela de autônomos que vivem praticamente sob regime de escravidão. Dirigindo dias sem praticamente dormir, colocando em risco a própria vida e dos demais usuários das rodovias.
Os movimento de caminhoneiros e mesmo as transportadoras estão com foco equivocado. Deveriam pressionar os embarcadores, que estão preocupados em ter Iso e outras certificações, mas não se preocupam se o transporte será feito em condições humanamente responsáveis. É preciso aumentar o valor do frete e trabalhar dentro de limites que respeitem o ser humano.
Veja o conteúdo do mais recente comunicado do MUBC.
BALANÇO DA MANIFESTAÇÃO ATÉ ÀS 13:00H Devido ao fato da maioria dos transportadores terem optado por parar seus veículos nas suas garagens, e a permanência de tráfego de caminhões em diversas rodovias, dá a impressão de não ter havido a adesão prevista, o que parece ser verdadeiro.
Muitos dos que estão parados já estão inclinados a voltar a rodar, o que não seria bom para o que foi programado.
Alertamos a todos para o fato de que, o esforço de todos os companheiros espalhados por esse Brasil foi no sentido de aproveitarmos essa oportunidade única que estamos tendo (e que jamais teremos novamente) de impormos os nossos direitos e não morrermos todos abraçados.
A oportunidade está aí. Organizamos e conduzimos até o ponto em que tínhamos competência. A partir de agora não depende mais de nós e sim de todos os membros do setor, sem exceção.
Estamos em paz com a nossa consciência e convictos do dever cumprido. Um eventual fracasso nessa mobilização estará caracterizado e deixando claro que o setor de transporte de cargas do Brasil é fraco, desunido e manipulado por conflitos de interesses e condenado a se manter dominado e continuar nesse submundo em que vive.
Fonte:Passei Aki
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