sexta-feira, 13 de julho de 2012

Movimentação de carga no Porto do Pecém cresce 29%



A movimentação de cargas pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) apresentou crescimento de 29% no primeiro semestre, em relação a igual período do ano passado, de acordo com informações da Cearáportos, empresa responsável por comandar os portos do Estado.

Ao todo, aproximadamente 1,8 milhão de toneladas (t) passaram pelo Pecém. Em 2011, essa carga havia atingido 1,4 milhão de toneladas.

Cimento - Para o resultado maior da primeira metade de 2012, o destaque foi o crescimento das importações, que atingiu a marca de 46%, representando 79% do total movimentado no semestre. Conforme a Cearáportos, o avanço das importações é resultado, principalmente, dos desembarques de 336 mil toneladas de cimentos não pulverizados (clinkers), 291 mil toneladas de carvão, 241 mil toneladas de produtos siderúrgicos e 162 mil toneladas de gás natural.

Segundo dados da Secex - Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, nas importações, o Pecém lidera, nacionalmente as movimentações de cimentos não pulverizados (clinkers) com participação de 46%, seguido do porto de Santarém com participação de 15%. Já na importação de produtos siderúrgicos, a liderança ficou com o porto de São Francisco do Sul (24%), seguido pelo Pecém, com 16%.

Daqui para fora - As exportações participaram com 385 mil toneladas, sendo que os principais produtos exportados foram os minérios de ferro (115 mil toneladas), frutas (58 mil toneladas), carnes (13 mil toneladas) e calçados com 9 mil toneladas.

Liderança de calçados - O Porto do Pecém está liderando a exportação de calçados no País, com participação de 31% dentre todos os portos brasileiros, também de acordo com os dados divulgados pela Secex.

No caso do Porto do Mucuripe, os números semestrais ainda não foram divulgados.

Os últimos referem-se ao acumulado de janeiro a maio deste ano, período em que registrou a importação de quase 12,7 mil toneladas de asfalto.

No conjunto de mercadorias movimentadas durante os cinco primeiros meses do ano, o Porto de Fortaleza teve acréscimo de 3,75% ante igual intervalo de tempo do ano passado.

Ao todo, no acumulado do ano, foram movimentadas 1,7 milhão de toneladas.

No total - 1,8 milhão de toneladas passaram pelo Porto do Pecém, no primeiro semestre deste ano. Carga inclui o que foi importado e também exportado.


Fonte:Diário do Nordeste - CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário